Notícias

Novo estudo associa obesidade a 32 tipos de câncer

A associação entre obesidade e câncer é cada vez mais evidente e alarmante. Um novo estudo, realizado na Universidade de Lund, na Suécia, apontou o excesso de peso corporal como fator de risco para 32 diferentes tipos de câncer. Até agora, estudos científicos relacionavam a obesidade a 13 tipos de tumores malignos.

Para esse novo estudo, os pesquisadores responsáveis monitoraram o peso e os hábitos de 4,1 milhões de pessoas ao longo de 40 anos. Durante essas quatro décadas, foram identificados 332.500 diagnósticos de câncer, e em 40% deles o excesso de peso foi associado como um dos fatores de risco.

“A cada novo estudo, descobre-se que as complicações causadas pelo excesso de peso são maiores. Ou seja, a gravidade é ainda maior do que imaginamos, por isso o aumento do número de pessoas obesas é bastante preocupante. Se nada for feito para combater a obesidade em larga escala, num futuro próximo teremos uma geração ainda mais adoecida por enfermidades graves”, ressaltou o médico cirurgião do aparelho digestivo Gibran Sassine.

A lista de neoplasias relacionadas à obesidade inclui câncer de mama, intestino, útero e rins. E pela primeira vez, a gordura corporal excessiva foi associada a mais 19 tipos de câncer, entre eles, o melanoma maligno, tumores das glândulas pituitárias, de vulva e pênis e diferentes tipos na região de cabeça e pescoço.

“A obesidade desencadeia um processo inflamatório no corpo e isso altera o metabolismo em alguns hormônios. Esse processo pode danificar as células e, assim, propiciar o desenvolvimento de tumores malignos em diversas regiões do corpo”, explicou Sassine.

O médico cirurgião do aparelho digestivo ressaltou a importância de os governos desenvolverem políticas públicas que viabilizem um tratamento acessível. “A obesidade afeta boa parte da população mais pobre que não tem condições de bancar um tratamento, seja ele cirúrgico ou medicamentoso. Além disso, é fundamental que os pacientes tenham acompanhamento para que os resultados sejam eficazes”.

A médica oncologista Camila Beatrice destacou que o excesso de peso corporal é um fator de risco bem conhecido que pode ser frequentemente modificado através de mudanças no estilo de vida do paciente.

“A obesidade está associada a fatores inflamatórios crônicos que resultam em alterações metabólicas. É importante lembrar que a obesidade é uma doença metabólica que requer atendimento multidisciplinar e acolhimento por parte dos profissionais de saúde, ressalta Camila, que é pós-graduanda em nutrologia oncológica.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

18 horas atrás

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…

19 horas atrás

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…

19 horas atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…

19 horas atrás

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…

19 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…

20 horas atrás