Saúde

Novo estudo associa obesidade a 18 tipos de câncer

Antes, 13 neoplasias já eram associadas à obesidade por meio de estudos científicos. Crédito: Pexels

Um novo estudo, publicado na revista científica Nature, reforçou a relação entre obesidade e o risco de câncer. Segundo a pesquisa, feita com 2,6 milhões de pessoas com idades entre 18 e 40 anos, o sobrepeso e a obesidade podem estar associados a 18 tipos diferentes de neoplasias malignas.

Pesquisas anteriores apontavam esse risco para, pelo menos, 13 tipos de tumores malignos, mas as novas descobertas sugerem mais cinco, que são: leucemia, linfoma não Hodgkin, mieloma múltiplo, bexiga e região de cabeça e pescoço.

Antes, 13 neoplasias já eram associadas à obesidade por meio de estudos científicos. São elas: cérebro, tireoide, esôfago, mama, fígado, estômago, rim, vesícula biliar, pâncreas, intestino, ovário, útero e mieloma.

Com os dados coletados e as análises seguindo as pontuações do Índice de Massa Corporal (IMC), os pesquisadores concluíram que indivíduos com sobrepeso ou obesos no início da idade adulta (entre 18 e 40 anos) apresentavam muito mais chances de desenvolver neoplasias malignas.

A médica oncologista Virgínia Altoé Sessa explicou que a gordura em excesso causa inflamação crônica no corpo. Com isso, ocorre um aumento no nível de determinados hormônios que podem causar o crescimento de células cancerígenas.

“Apesar das evidências alarmantes que ligam a obesidade ao risco de câncer, vale lembrar que o excesso de peso pode ser evitado e tratado. Mas é fundamental se conscientizar que evitar e combater a obesidade vai muito além da estética. Também ajuda a prevenir doenças graves, como cânceres em diversas regiões do corpo”.

A especialista esclareceu que atividade física e boa alimentação são os principais cuidados para prevenir a obesidade. “Um estilo de vida saudável com exercícios, dieta equilibrada, exames em dia e sem vícios reduz muito o risco de ter câncer. Para isso, é preciso mudar hábitos e priorizar o que promove a saúde e afastar os fatores de risco”, alertou.

Obesidade em escala crescente

Em pouco mais de uma década, mais da metade da população mundial (51%) viverá com obesidade ou sobrepeso, segundo estimativas do atlas da World Obesity de 2023, divulgado recentemente pela ONG World Obesity Federation.

De acordo com as previsões do estudo, em 2035 haverá cerca de 4 bilhões de pessoas com um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25 kg/m².  Em 2020, 38% da população mundial era obesa ou estava com sobrepeso.

“Esses dados são preocupantes porque a condição de obesidade segue em escala crescente em todo o mundo. Há uma necessidade urgente de se pensar e repensar na adoção de medidas de prevenção e tratamento mais assertivas para combater a obesidade, a curto, médio e longo prazos”, afirmou o cirurgião do aparelho digestivo Gibran Sassine.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Lula vem ao ES anunciar investimentos para os capixabas

Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…

3 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716

O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…

3 horas atrás

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…

4 horas atrás

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

5 horas atrás

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…

5 horas atrás

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…

6 horas atrás