A dengue na Serra registrou uma queda de 951 casos em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o 15º Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde da Serra.
A décima quinta semana epidemiológica de 2014, o departamento da Vigilância Epidemiológica notificou 1.730 casos. Este ano, no mesmo período, foram notificados 779 casos, uma redução que chega a quase 55%.
Na região da Serra-sede foram registrados 186 casos de dengue; Jacaraípe, 102; Castelândia, 116; Novo Horizonte, 57; Carapina, 12; Laranjeiras, 119 e Civit, 124.
A Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando as ações de combate aos focos e ao mosquito da dengue em todos os bairros do município. O departamento vem trabalhando no sentido de dar orientações aos moradores visitando as residências, usando o carro fumacê, fazendo a telagem de caixas d’água e a coleta de lixo regular.
A população deve ajudar a combater oAedes Aegypti, não deixando água parada em plantas e nem caixas d’água sem tampa.
O carro fumacê também é disponibilizado pelo município para rodar nos finais de semana. Os horários eficazes, nos quais o carro fumacê percorre os bairros são de 4h30 às 8h30 e 16h30 à 21h30 .
Se algum morador quiser denunciar um foco de dengue é só ligar para o Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas para o telefone 3228-5394, para que os agentes de combate a endemias visitam o local.
Combater o mosquito da dengue é muito simples veja alguns exemplos:
Não deixar água acumulada;
Não deixar garrafas cheias de água;
Não jogar lixo em local inadequado;
Não deixar caixa d’água sem tampa e nem depósitos altenativos;
Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas ou colocar areia no fundo do prato;
Manter o lixo em sacos plásticos e sempre bem fechados; entre outras ações