Com uma significativa redução no número de casos confirmados e óbitos por Covid-19 – em comparação aos meses anteriores – a Serra está apresentando bons índices de pacientes que conseguiram se recuperar da doença. Até o momento, a cidade possui 14.582 moradores que foram infectados, mas já estão curados do coronavírus. Mesmo assim, as medidas de segurança contra o vírus precisam ser mantidas, já que o município tem 502 óbitos e a pandemia continua acontecendo.
Segundo um levantamento feito pela reportagem do TEMPO NOVO, o número de moradores da Serra que haviam sido contaminados, mas já estão curados, representa pouco mais de 92% do total de casos gerais na cidade. Vale lembrar que estar curado do vírus, não significa que a pessoa está totalmente imune ou que não tenha ficado com sequelas. Na Serra, há moradores que ficaram com graves problemas após serem considerados livres da Covid-19.
+ Transmissão da Covid-19 aumenta e Casagrande diz que poderá fechar comércio novamente
Além disso, é importante lembrar que o governador Renato Casagrande (PSB) alertou que houve um aumento na taxa de transmissão do coronavírus. Segundo ele, isso pode ocasionar em novas medidas de restrições, como o fechamento do comércio e de outras atividades econômicas. O chefe do Executivo afirma que as “aglomerações exageradas” são as culpadas por isso.
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde, sendo o bairro com maior número de casos confirmados, Colina de Laranjeiras também tem a maior quantidade de pessoas curadas na Serra. Dos 755 moradores infectados pelo coronavírus, 726 pessoas já estão livres do coronavírus.
Casos e óbitos por bairro
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (25), Bairro das Laranjeiras (24), Nova Carapina I (22), Vila Nova de Colares (20), Cidade Continental (17), Parque Residencial Laranjeiras (17) e José de Anchieta I (16). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade da Serra é 3,2%.
Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 755 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 654. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 129.796 confirmações, 3.524 mortes e 119.658 curados.