Quem é candidato a vereador, sabe como o número é importante para angariar votos. Os candidatos mais competitivos e com mais influência nos seus partidos, geralmente escolhem os melhores. O vereador Nacib Haddad (PDT), por exemplo, pegou o 12.000. Já a presidente Neidia Maura (PSD) ficou com o 55.123. Outros gostam de fazer pequenas brincadeiras para atrair a simpatia do eleitor. É o caso do vereador Basílio, que tem que levar a bandeira da saúde como prioridade. O número escolhido foi o 90.192, em alusão ao 192 do Samu.
Boatos médicos
A semana foi coberta de burburinhos e boatos sobre a situação do prefeito Audifax Barcelos. Entre os boateiros mais conhecidos estão os médicos e políticos Luiz Carlos Moreira (PMDB) e Carlos Manato (SD). Segundo fontes da Rede, ambos andam dando pitacos e opiniões que vêm irritando o pessoal ligado à Audifax. Até um coletiva de imprensa foi cogitada para desfazer o que ambos andam espalhando.
Orelha em pé
A vice-prefeita Lourência Riani (PT) assume a posição de chefe do executivo municipal com a ausência de Audifax. Isso em período eleitoral. Pensando nisso, a galera de Central Carapina, um dos locais politicamente mais fragmentados da Serra está com as orelhas em pé. Isso porque, um dos pupilos de Lourência, o vereador Gilmar Carlos (PT) é uma das fortes lideranças por lá. Segundo fontes, o pessoal de Central Carapina já baixou o aplicativo do TRE, popularmente chamado de pardal eleitoral, que serve para fazer denúncias e registrar irregularidades.
Olimpíada eleitoral
Um político experiente comparou a campanha de vereador com as olímpiadas. Segundo ele, os candidatos novatos são iguais aos atletas brasileiros. Tem tudo para perder, não tem apoio, não tem patrocinadores, não tem estrutura de treinamento/campanha e muitas vezes não tem experiência. Enquanto os candidatos com mandatos são iguais aos atletas americanos, chineses e russos. Tem muito apoio, estrutura e patrocinadores, além de saber os caminhos para a vitória. Mas algumas vezes um atleta brasileiro ou candidato novato, surpreende, e aparece no pódio.
Tensão e oração
A esposa do prefeito Audifax Barcelos, a médica Mara Barcelos disse a reportagem do TEMPO NOVO que apesar de ainda estar preocupada com o estado de saúde do prefeito, a situação já é bem melhor. “Cheguei no sábado pensando que era uma situação mais amena e me deparei com um quadro muitíssimo grave”. Afirmou ainda que foi muito tenso e além da dedicação de toda a equipe médica do hospital, as milhares de correntes de orações resultaram na melhora do prefeito. Ela e os filhos (Thalita e Durval) estão bem mais confiantes no breve restabelecimento do esposo e pai. Quanto à candidatura, ela não adiantou nada.
Frustrante
Com o fim do prazo para registro de candidatura, em 15 de agosto, quem procurou acompanhar a evolução dos candidatos registrados no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficou frustrado pela falta de informações sobre a Serra. Apenas 46 dos 78 municípios capixabas tiveram seus dados divulgados no DivulgaCan.
Vamos consertar
Segundo o juiz eleitoral da 26ª Zona Eleitoral da Serra, Carlos Alexandre Gutmann, o problema aconteceu no sistema interno da Justiça Eleitoral e, desde a última segunda (15), a equipe tenta disponibilizar os números e informações de candidatos dos municípios prejudicados. “A meta é que ainda nesta quinta (18) as informações estejam na internet para consulta dos usuários externos”.
A DivulgaCan traz informações como os bens declarados dos candidatos.