A Serra sofreu uma explosão de casos de Covid-19 nas últimas semanas desde a chegada da variante Ômicron em território capixaba. O município chegou a registrar diariamente mais de 2 mil casos conhecidos da doença num único dia. Os registros da enfermidade caíram com a mesma rapidez de contágio, assim como em outras localidades. Há cerca de 15 dias a Serra, vem registrando queda nos números de casos positivados. Nesta terça (22), por exemplo, foram 34 casos registrados.
A Serra é o município que mais registrou casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia no Espírito Santo. A cidade possui 120.727 casos da doença. Os dados são do Painel Covid-19 do Governo do Estado.
As informações mostram ainda que a Serra é a segunda com maior número de óbitos com 1.692, ficando atrás apenas de Vila Velha, líder em mortes no ES, com 1.931 vidas perdidas.
Além de ser a cidade com maior número de casos confirmados, a Serra é também a que mais registrou até o momento o número de pessoas recuperadas: 118.020 se curaram da enfermidade.
No Espírito Santo já são 1.013.936 casos. O número de mortes desde o início da pandemia chega a 14.059 óbitos e 901.822 recuperados.
Mesmo com a queda em território capixaba, o secretário Nésio Fernandes, alertou para um possível novo aumento de casos por conta da subvariante da Ômicron já identificada no Brasil, a BA.2. “Podemos ter um aumento de casos daqui a 90 dias, sobretudo em março e abril”, disse Nésio durante coletiva na tarde da segunda (21).
15 dias
Em coletiva concedida na tarde da última segunda-feira (21), o secretário de Estado da Saude, Nésio Fernandes, disse que nos próximos dias o número de cidades no risco moderado deve cair. Isso porque, segundo mostram os dados nas próximas duas semanas, deve haver redução de números de mortes. “Nós temos, na matriz de risco, indicadores que são cruzados para o reconhecimento do risco. Por termos tido um número muito grande de óbitos nas últimas semanas, o impacto do indicador continua afetando a classificação dos municípios. Isso deve fazer com que, a partir dos próximos 15 dias, haja uma redução de cidades no risco moderado”.
A Serra é uma dessas cidades, hoje classificada como cidade de risco moderado, o município está apresentando nos últimos dias redução tanto em casos positivos, quanto em óbitos.