Uma nuvem com um formato diferente sobre o mar na Ponta de Tubarão, perto da divisa entre Vitória e Serra, chamou a atenção no início da tarde de ontem (05). O fenômeno foi registrado pelo guarda vidas Antônio Napoleão, que trabalha na Curva da Jurema, praia da capital.
Durante a gravação (veja o vídeo abaixo), Antônio achou se tratar de um tornado. Na verdade dois, pois havia mais de uma nuvem com o formato que lembrava as violentas tempestades
A reportagem enviou o vídeo para o Coordenador de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos. E o meteorologista explicou que o registro de Antônio não foi de tornado – que costuma atingir o Brasil principalmente em São Paulo e nos estados do Sul – mas de outro fenômeno, chamado nuvem funil.
“Essa nuvem se desenvolve a partir de nuvens de tempestade que criam movimentos giratórios formando um cone que se projeta em direção à superfície. No entanto, vale destacar, que em razão das falhas da definição da imagem, não dá para afirmar que este fenômeno possa ter evoluído para uma tromba d’água, quando este cone toca efetivamente a superfície do mar”, observa Ramos.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…