Categories: Notícias

“O amor e o tesão dão lugar ao companheirismo”

 

Rita e Delmir de Jacaraípe: diálogo, amizade e tolerância para chegar a quase cinquenta anos de casamento. Foto: Fábio Barcelos

Por Clarice Poltronieri

Em tempos de casamentos curtos e muitos divórcios, casais unidos há décadas contam o segredo para ter uma relação duradoura. E o ponto principal, segundo eles, é o diálogo.

Maria da Penha de Sant’Anna Silva e Emilton Teixeira da Silva, de Laranjeiras, comemoraram as Bodas de Esmeralda (40 anos de casado). Eles têm três filhas e uma neta.

“No início é muito amor e tesão, mas depois dão lugar ao companheirismo. Sempre saímos muito, mesmo com crianças. Depois que elas cresceram e aposentamos, ficamos ainda mais unidos. Viajamos, dançamos toda semana, vamos à praia. E ele não me prende. Nas crises, nunca dormimos de mal. Falta diálogo entre os casais e as redes sociais pioraram isso ainda mais”, avalia Penha.

Emilton concorda. “O segredo é o entendimento, um compreender o outro. Briga não tem, a gente sempre conversa. E é importante sair da rotina”, acrescenta.

Outro casal junto há quatro décadas, com três filhos e seis netos, Heloísa Helena Gasparini e Romildo Conrado de Miranda, de Laranjeiras, revela o segredo para manterem a relação por tanto tempo.

“Tem que acreditar em Deus, ter amizade e confiança. Muitas vezes é preciso ceder quando há desentendimento. Quando me aborreço, saio para me distrair e evitar confusão. Filhos são importantes, mas não seguram casamento, e sim a amizade e a conversa”, diz Heloísa.

Em Jacaraípe, o casal Rita Maria Fundão Reis e Delmir Reis, com apenas uma filha, tem 49 anos de casado e pretende comemorar as Bodas de Ouro em 2016.

“Tivemos dificuldades financeiras, mas a união e a religião ajudaram a superar tudo. Aprendi muito nos encontros de casais da igreja”, conta Rita, que é católica. “Estamos sempre juntos e um tem saber ouvir o outro para haver entendimento”, completa Delmir.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

7 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

7 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

7 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

8 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás