[secondary_title]

O calvário de Dilma no caos petista

- PUBLICIDADE-

Passados seis meses do segundo mandato da presidente petista Dilma Roussef o que se vê é o caos: uma grave crise econômica financeira, política e moral, ao ponto dela figurar com apenas 9% de avaliação positiva nas pesquisas feitas pelos institutos de pesquisas que mensalmente fazem essas aferições.

Não há como um governante se sustentar no poder em uma nação do tamanho e da importância do Brasil com apenas 9% de avaliação positiva e com o seu partido, o PT, sendo literalmente achincalhado por uma diversidade de segmentos nacionais.

Dilma não encontra sustentação popular e nem política para se manter no cargo e está prestes a perder a sustentação jurídica, uma vez que o Tribunal de Contas da União (TCU) segue questionando as suas ‘pedaladas fiscais’. O fato, que ficou notório nos noticiários durante o primeiro semestre, se refere aos empréstimos junto a bancos públicos federais (Caixa e Brasil) para pagamento de programas sociais e contas da União, contrariando a lei.

A presidenta Dilma também está muito próxima de perder a sustentação jurídica eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É que o órgão está analisando as denúncias de dono de uma empreiteira da Petrobras que, em delação premiada, afirmou ter feito doações ilegais para a campanha de reeleição de Dilma, em 2014.

Se um dos dois colegiados – TCU e TSE – julgarem procedentes as denúncias, será o ponto de partida para o Congresso Nacional analisar o pedido de cassação do mandato da presidente. Se for pelo TCU, o caso torna-se improbidade administrativa e só ela corre o risco de perder o mandato e o vice Michel Temer (PMDB) pode tornar-se o presidente.

Se Dilma se enrolar junto ao TSE e as contas da chapa a presidente da República: Dilma e Temer forem rejeitadas, os dois correm o risco de perderem o mandato, assumindo o cargo o presidente da Câmara, que convoca novas eleições para daí a três meses.

Portanto, o que se vê hoje através da imprensa é uma discussão entre cúpulas, da mais alta esfera da nação, que passa pelos setores políticos, empresariais e jurídicos, sobre o modelo que prevalecerá para buscar a cassação do mandato de Dilma.

Da bola de cristal às evidências conjunturais

Tão logo terminou o primeiro turno da eleição presidencial de 2014, publicamos aqui um artigo que previa um ano difícil para qualquer um que fosse eleito: Dilma Roussef (PT) ou Aécio Neves (PSDB).

Apontamos que se o eleito fosse Aécio, teríamos movimentos sociais capitaneados pelo PT promovendo greves e manifestações em retaliação ao governo, que obrigatoriamente teria que tomar medidas drásticas para estancar a crise afetando todos. Seria um ano difícil.

Já se a eleita fosse Dilma Roussef teríamos momentos difíceis. De imediato com o aumento dos preços administrados pelo Governo, como os combustíveis e a energia elétrica afetando a cadeira produtiva e os bolsos de todos, com disparada da inflação e diminuição da atividade econômica.

O que não teríamos seriam os movimentos sociais nas ruas, promovendo manifestações e greves. O que de fato não está acontecendo.

Previmos ainda que a situação política se agravaria com as denúncias de corrupção na Petrobrás cada vez mais perto do governo, do ex-presidente Lula e da alta cúpula do PT. E que não tardaria um movimento pró- impeachment da presidente Dilma ganhar corpo.

Tais previsões não são difíceis de serem feitas. A situação econômica do país começou a declinar no final de 2008, com a crise imobiliária nos Estados Unidos, que se estendeu para a Europa e nos anos seguintes com a redução do crescimento chinês, de 12% ao ano para 7%.

Os Estados Unidos se restabeleceram, a Europa continua com problemas pontuais e a China se mantém no crescimento de 7%, que implica em comprar menos do Brasil. Nesse interim, o Brasil inteiro passou a conhecer os escândalos de corrupção que assolaram a Petrobrás, que por sua vez gerou uma crise ética e moral sem precedentes.

Na macroeconomia o Governo Federal não adotou medidas efetivas para conter a crise, optando por medidas paliativas que só adiavam a eclosão da mesma; tudo em favor do projeto de reeleição da presidente Dilma e da manutenção do PT no poder.

 

 

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo estadual, mais de 95...

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Um engavetamento envolvendo três ônibus da linha Transcol deixou 17 pessoas feridas na tarde desta sexta-feira (22). O caso aconteceu na Avenida Norte Sul,...

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

As duas últimas etapas do Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontecem neste fim de semana no Barródromo de Aracruz no norte do Estado....

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) para a gestão do triênio 2025/2027....

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou na manhã desta sexta-feira (22) um mutirão de doação de sangue. A ação contou com a participação...

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

Hudson Batista Diniz, que foi encontrado baleado próximo a uma distribuidora de bebidas em José de Anchieta, na Serra, teve a morte cerebral confirmada...

Noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta (22)

Nesta sexta-feira (22) vai ter noite retrô cheia de música, diversão e até competição, no Garage Pub, em Laranjeiras. O local será palco da...

Festa do Sinal agita pagode em Laranjeiras neste sábado

O 3ª Aula, na Serra, preparou uma programação especial para quem deseja curtir música boa, animação e aquele clima descontraído neste fim de semana,...

Herança Negra encerra a semana da Consciência Negra com show gratuito em Jesus de Nazareth

A Herança Negra fará o último show comemorativo pelos 26 anos de carreira, neste sábado (23), às 21 horas, na quadra do bairro Jesus...
...
Anúncio
close-link
Anúncio
close-link