Categories: Mestre Álvaro

O desafio de chegar ao eleitor

Por Eci Scardini

Com o desenrolar que está tendo a campanha eleitoral na Serra, um desfecho já é tido como certo: uma parte do eleitor, muito maior do que a habitual, chegará no dia da eleição sem saber até mesmo quem são os candidatos a prefeito e sem nem saber em quem votar para vereador.

Com um prazo de apenas 45 dias, sem televisão e com restrições de doações e de gastos, as campanhas não deslancharam sendo que agora só faltam 36 dias para a eleição.

E como percorrer em tão pouco tempo uma cidade com mais de 120 bairros e 308 mil eleitores? Como conversar com os diversos segmentos organizados que compõem esse aglomerado urbano?

Para Vidigal (PDT) o desafio parece ser menor porque ele está bem de saúde e tem uma base de apoio grande, com maior número de candidatos a vereador, espalhados por praticamente todos os bairros, que de uma maneira ou outra carrega a sua campanha. Mesmo assim o desafio é enorme, pois o eleitor quer a presença do candidato a prefeito. Quer abraçar, apertar a mão; mas quer também reclamar, pedir e, sobretudo, ouvir.

Para o prefeito Audifax, que busca a reeleição, a realidade é de dúvida. Para ele, seus auxiliares e para todo o mercado político. A pergunta que se faz é: quando o prefeito sai do hospital? E em que condições? Essas perguntas nem mesmo os médicos devem ter condições de responder. E sem essas respostas, parece que tudo fica patinando.

É louvável o esforço que a equipe do prefeito faz nas redes sociais para manter a candidatura a pé, mas é nas ruas que ela surte o efeito, é pelo sensor dos olhos e dos ouvidos que ela entra no subconsciente das pessoas. De qualquer modo, é ainda desconhecido o efeito da guerra que se trava nessas redes sociais e só mesmo o resultado das urnas é que poderá dar uma dimensão do papel e da influência delas em uma eleição.

Desigualdades marcam campanha

Os desafios são imensos até mesmo para quem usa as redes sociais de forma exaustiva, como é o vereador Gideão Svensson (PR). Candidato a prefeito com apenas uma chapa de vereador (35 candidatos), Gideão trabalha para ser a sensação eleitoral da Serra. Mas como se tornar a sensação em um cenário bem diferente daquele delineado há pouco tempo atrás? Em uma disputa acirrada como se desenhava, via-se um segundo turno com clareza; mas hoje, com a ausência até então do prefeito Audifax nas ruas, essa clareza vai ficando distante, quase impossível.

Venturini (PPL) e Givaldo Vieira (PT) completam esse time que tem a incumbência de levar até o eleitor a campanha, mas ambos carecem dos mesmos problemas: falta de recursos financeiros e humanos. No caso de Venturini é até maior, pois ele e cinco abnegados candidatos a vereador, todos ‘marinheiros de primeira viagem’ saem todos os dias para as ruas na busca por votos e mais, dizendo ter certeza absoluta da vitória.

Só para se ter ideia das diferenças e das disparidades que permeiam essa eleição, tem candidato a vereador com campanha muito maior do que a campanha de candidatos a prefeito. Em Barcelona, há o exemplo do vereador Xambinho, candidato à reeleição que destoa dos seus concorrentes, com uma campanha mais visível na região do que as de Audifax, Venturini, Gideão e Givaldo.

O mesmo acontece em Jardim Tropical, onde o empresário Gilmar Dadalto, conhecido como Raposão, está dando as caras com muito material de rua. Por isto é possível que nos dois bairros e suas redondezas o número de indecisos seja menor do que em outros bairros.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Serra Beer Festival pode ser incluído no Calendário de Eventos oficiais da cidade

O evento acontecerá anualmente. Foto: Divulgação Agência Brasil Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 360/2025, que inclui…

15 horas atrás

Tio joga óleo quente em sobrinhos durante briga por comida, na Serra

Um homem de 31 anos foi preso após ser acusado de agredir dois sobrinhos — uma jovem de 19 anos…

17 horas atrás

Avaliação: Spin 2025 fica mais moderna, mas mantém motor 1.8

A Spin agora adota a identidade visual que estreou na Montana, com faróis divididos por uma faixa do próprio para-choque.…

18 horas atrás

Pagodeiro carioca Gamadinho se apresenta na Serra a convite do Samba Jr

A atração principal da noite será o cantor Gamadinho, fenômeno do pagode nacional, que se apresenta na Tchau e Bença,…

18 horas atrás

Exposição “Dualidade” estreia neste sábado (5) na Galeria Benedita Torreão, na Serra

A exposição Dualidade, com curadoria de Alexandra Baum, integra o projeto Portas Abertas, e ficará aberta deste sábado (5) até…

19 horas atrás

Justiça suspende convocações de professores em concurso da Serra

A Justiça suspendeu as convocações de professores por “irregularidades” no concurso público da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação Uma decisão…

19 horas atrás