Categories: Mestre Álvaro

O desafio de organizar o crescimento da Serra

Por Clarice Poltronieri

Uma das atribuições do poder público municipal é ordenar o uso e ocupação do solo da cidade. Tarefa que a prefeitura da Serra tem feito com enorme dificuldade em várias gestões. Não é para mais, a cidade foi/é destino de muitos imigrantes vindos de outros estados. Em pouco mais de 40 anos, a cidade ganhou mais de 450 mil habitantes. É natural que o poder público tenha dificuldades em regular este crescimento. Porém, não se pode também se agarrar a isso. Ainda hoje existem pequenos focos de crescimento desordenado que precisam da mão reguladora da administração municipal.

Um dos exemplos atuais é um bairro, denominado pelos moradores de Palmeiras II, que nasceu há cerca de seis anos, mas não possui sequer fornecimento de energia elétrica e água regularizados. Segundo os moradores, e a própria prefeitura admitiu, o bairro é fruto de um loteamento irregular, mas que a Prefeitura não deu conta de controlar, mesmo ficando tão próximo à administração da cidade.

Além da ausência dos serviços básicos mínimos de água e luz – isso sem falar o esgoto a céu aberto – há também construções em áreas de risco de alagamento e desabamento, já que o local possui um vale e fora todo desmatado para dar lugar às residências. As casas são construções bem-feitas, em sua maioria, e mostram que quem foi para lá, quer ser um cidadão e contribuir para o crescimento da cidade, mas até isso lhes é negado, já que cerca de 300 famílias usam ligações clandestinas de água e luz, os populares ‘gatos’, para sobreviverem.

A dificuldade da administração pública em controlar tais problemas parece atravessar décadas e, mesmo no século XXI permanece. Um dos grandes exemplos históricos é Jacaraípe, a região sofreu com o crescimento desordenado absurdo, e hoje tem inúmeros problemas sociais. O que fora outrora um dos bairros mais badalados do litoral capixaba, competindo com Guarapari e Marataízes, hoje possui imensas casas abandonadas, um problema crônico de violência, que desvaloriza os imóveis e espantam os turistas. Jacaraípe hoje é a consequência da ausência do poder público no período de crescimento do local, com muitas invasões e loteamentos em áreas de preservação ambiental.

Tal dificuldade do poder público em manter uma ordem estabelecida não se aplica apenas nas construções irregulares. Outro exemplo, dessa vez contemporâneo, foi a inserção de 608 famílias de baixa renda – ou seja, aqueles que mais necessitam dos serviços públicos, no bairro Ourimar sem lhes oferecer infraestrutura básica, inflando os serviços em Manguinhos e levando ao balneário da cidade os reflexos da falta de planejamento dos gestores serranos. É preciso repensar na forma de fazer política nesta cidade e entender que os exemplos passados não podem se repetir, a Serra amadureceu enquanto cidade e não pode se dar ao luxo de permitir invasões e crescimento desordenado.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Super chuva com granizo e vendaval causa destruição em Nova Almeida na Serra

Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…

6 horas atrás

Estudantes podem solicitar isenção de taxa do Enem a partir de segunda-feira (14)

O Enem acontece anualmente. Foto: Agência Brasil Tem início na próxima segunda-feira (14), o período para que estudantes da 3ª…

10 horas atrás

Atleta da Serra conquista bronze no Mundial Escolar de Taekwondo, na Sérvia

Aos 14 anos, o morador da Serra, Ebson foi o único capixaba a integrar a seleção brasileira de taekwondo escolar…

12 horas atrás

Via Sacra será encenada pelas ruas de Central Carapina e terá participação de 100 pessoas

Das 8h30 às 10h, da terça (15), será realizada mais uma edição da Via Sacra comunitária, que neste ano traz…

13 horas atrás

Vale firma acordo para usar esgoto reciclado de Vitória e reduzir uso de água do rio na Serra

Crédito: divulgação. A crise hídrica, que é uma questão estruturante e tende a se agravar, embora seja um problema global…

13 horas atrás

GWLider apresenta o novo GWM Tank 300, seu SUV de luxo

A espera acabou! Após muita expectativa, a GWM lançou oficialmente seu quarto modelo no Brasil. Desde que a marca chegou…

14 horas atrás