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O descaminho das estradas na Serra

Estradas na Serra que levam a palavra Contorno parecem que estão fadadas a todo o tipo de má sorte, a julgar pelo esforço do poder público em implantá-las ou melhorar a que já existe, no caso o Contorno de Vitória.

Esta é parte integrante da BR 101, ligando Carapina a Campo Grande (Cariacica), onde encontra a BR 262, na altura do Ceasa.  As outras duas são o Contorno de Jacaraípe, que inicia no terminal do Transcol em Castelândia e que no projeto termina em Nova Almeida cujas obras estão paradas desde o final de 2014, e o Contorno do Mestre Álvaro, que será uma nova rota da BR 101 na Serra. Esta última ainda está só na promessa.

Todos lembram da ‘novela’ que foi para o Governo Federal concluir a duplicação dos 25,5 km do Contorno de Vitória (19,3 km na Serra e 6,2 km em Cariacica). Foram mais de 10 anos de obras. O trecho leva no nome a palavra ‘Vitória’, porque o objetivo da construção do mesmo era tirar da capital o fluxo de veículos que estavam de passagem e que vinha aumentando muito, principalmente o de caminhões e carretas. Estima-se que hoje cerca de 50 mil veículos passam pelo local diariamente.

Outra novela que completa 20 anos e ainda não tem data para terminar é o Contorno de Jacaraípe. A estrada foi idealizada pelo ex-prefeito João Baptista da Motta e teve o seu primeiro trecho, do terminal de Castelândia até a entrada de Jacaraípe, próximo à estação de tratamento de esgoto da Cesan, concluído em 1997. Mais de 10 anos depois é que o governador Paulo Hartung fez mais um pedaço, ligando à Avenida Minas Gerais, no bairro Lagoa.

Em seu último ano de governo, Renato Casagrande começou a construção do trecho que chega a Nova Almeida. Um projeto grande, arrojado, bonito, ao custo de R$ 90 milhões, que encontra-se totalmente parado nesse terceiro mandato do governador Paulo Hartung, com risco de perda de parte da terraplenagem que foi feita.

A novela do Contorno do Mestre Álvaro

Agora vivemos a novela em que se transformou o Contorno do Mestre Álvaro, que será uma alça da BR 101, começando em Chapada Grande (depois do posto da Polícia Rodoviária Federal) e terminando no Contorno de Vitória, próximo ao Alphaville. Serão 18 quilômetros de estrada, passando por trás do Mestre Álvaro, uma região ainda vazia, onde predominam pequenas propriedades rurais.

A ideia é retirar do trecho da BR entre Carapina e Serra Sede o fluxo de caminhões e carretas, deixando a malha urbana livre dos congestionamentos rotineiros. E transformar o trecho numa avenida municipal.

O Contorno do Mestre Álvaro foi pensado no 2º mandato do prefeito João Baptista da Motta (1993 a 1997). Bem mais tarde é que a Petrobras fez um estudo como medida compensatória pela passagem de gasoduto em terras serranas.

O projeto só ganhou força a partir do segundo mandato do governador Renato Casagrande, que conseguiu incluir a obra no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com o Governo Federal destinando em seu orçamento de 2014, R$ 30 milhões, para uma obra estimada em R$ 290 milhões.

Em seu último mês de mandato (dezembro de 2014), Casagrande assinou a ordem de serviços da obra; Hartung assumiu em janeiro deste ano e suspendeu todas as obras. De lá para cá, o projeto foi refeito e a última notícia é que ele está na fase de aprovação do licenciamento ambiental. Mas uma fonte ligada ao Governo federal em Brasília diz que no orçamento da União para 2016 constam só R$ 500 mil para a obra.

O Governo do Estado sequer começou a negociar com os 18 proprietários de terras no traçado da via.  Nesse ritmo serão no mínimo cinco anos para o contorno do Mestre Álvaro ficar pronto. Até lá, mais engarrafamentos, acidentes, mortes e feridos. Tanto pela imprudência no trânsito quanto pela lentidão do poder público.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

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