[secondary_title]

O Fator Tempo nas Eleições 2020: a hora de planejar sua candidatura a vereador é agora!

- PUBLICIDADE-
Ronaldo Cassundé é autor da coluna ‘Falação!”.

Nas minhas andanças pelo município da Serra, sempre encontro pré-candidatos a vereador que falam dos seus planos para o próximo pleito e pedem dicas de estratégias eleitorais.

Um dos relatos mais comuns vem de lideranças que no passado “bateram na trave”, ficando nas primeiras suplências. A maioria é animada e acredita que “agora vai!”

Mas quando a conversa avança, noto que estes pré-candidatos fazem agora o mesmo que fizeram no passado. Ou seja, agem de forma voluntarista, sem um plano de ação capaz de gerar o melhor aproveitamento do tempo disponível de hoje até as eleições.

Já que não consigo conversar pessoalmente com cada um dos pré-candidatos a vereador do município, vou usar o espaço da coluna “FALAÇÃO” para publicar, esporadicamente, textos sobre técnicas e estratégias de marketing político.

Meu ponto de partida é chamar a atenção para o fato de que, pelo menos em tese, toda campanha eleitoral traz em si um ritual de satisfação e alegria, pois expressa um momento de grande contemplação democrática.

No entanto, também é verdade que a batalha pelos votos contém uma dinâmica de funcionamento bastante rígida, tensa e por vezes até estafante!

Afinal, trata-se de uma “guerra” com data marcada para terminar, da qual uns poucos sairão vencedores e a maioria terá que aguardar por uma próxima oportunidade!

De um lado, existe a pressão das regras eleitorais, que em 2020 trazem novidades bastante consideráveis. Particularmente, no tocante ao fim das coligações proporcionais e ao financiamento público de campanha.

Do outro, aspectos de natureza diversa dificultam que um amplo conjunto de tarefas seja executado numa porção extremamente curta de tempo, se considerado somente o período eleitoral propriamente dito, que desde 2016 tem apenas 45 dias.

Tudo isso faz com que o “fator tempo” seja um dos mais relevantes em todo o processo de elaboração e execução das ações necessárias ao sucesso eleitoral.

É por isso que não me canso de alertar: as direções partidárias e os futuros candidatos precisam ter a capacidade de elaborar e gerenciar adequadamente um planejamento eleitoral já no período que antecede às eleições propriamente ditas.

A estratégia bem concebida levará em consideração que o período “pré-eleitoral” disponibilizará uma porção de tempo “livre” que jamais existirá durante a campanha propriamente dita.

E que, portanto, os meses que antecedem ao início formal das eleições representam o momento ideal para a execução de inúmeras tarefas que se adiadas prejudicarão o desempenho futuro da candidatura.

Se você pretende ser candidato em 2020, lembre-se que a legislação eleitoral inibe somente o pedido “explícito” de votos durante a pré-campanha. Sendo bastante permissiva, por exemplo, no tocante ao uso das mídias digitais para fins de posicionamento estratégico do pretendente a cargo eletivo.

Isso significa que a corrida eleitoral já começou! A hora de fazer o planejamento estratégico, montar o plano de ação, distribuir tarefas e estabelecer os prazos de execução é agora!

BURBURINHO

Foto: Ellen Campanharo

– O deputado estadual Alexandre Xambinho está em todas. Durante o primeiro semestre de 2019, ele tomou pé do seu mandato na Assembleia Legislativa.  Agora, o jovem parlamentar, que é morador de Barcelona, fincou o pé nas comunidades da Serra.

 

Foto: Divulgação

–  Através das suas redes sociais, o deputado federal Sérgio Vidigal faz uma intensa campanha de associação da sua imagem às obras do Contorno do Mestre Álvaro e do Hospital Infantil da Serra. São benfeitorias que, de fato, têm a digital do ex-prefeito.

 

Foto: Divulgação PMS/ Jéssica Romanha

– Há quem diga que o falatório em torno do Coordenador de Governo, Jolhiomar Massariol, é revelador: o prefeito Audifax está cansado de procurar um sucessor de “fora da política”. Cá pra nós, o “super secretário” tem plenas condições de constar na lista de favoritos da Rede.

Weverson Meireles inicia mandato visitando unidades de saúde da Serra

Após ser empossado em sessão solene na Câmara dos Vereadores, o prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), iniciou nesta quinta-feira (2) seu primeiro dia...

Deck 16 abre 2025 com muito forró e vista para o nascer do sol na Serra

A primeira edição do Forró Deck 16 de 2025 já está confirmada e promete animar os amantes do forró pé-de-serra neste sábado, 4 de...

Programação de bares agita a primeira quinta-feira do ano na Serra

Se você está em busca de um lugar para curtir a primeira quinta-feira de 2025 com muita música, comida boa e opções para todos...

Estado abre mil vagas gratuitas para cursos superiores em faculdades

O Governo do Espírito Santo abriu, nesta semana, inscrições para mil vagas gratuitas em cursos de graduação oferecidos por faculdades privadas. A iniciativa faz...

Saulinho é reeleito presidente da Câmara da Serra

O vereador Saulinho da Academia (PDT) foi reeleito presidente da Câmara Municipal da Serra para mais dois anos de mandato. A votação ocorreu nesta...

Weverson Meireles é empossado como prefeito da Serra

Weverson Meireles tomou posse como prefeito da Serra na tarde desta quarta-feira (1º), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Eleito no segundo turno das...

Mayara Candido: conheça a nova secretária de Educação da Serra

A maior rede municipal de educação do Espírito Santo terá uma nova liderança a partir de 1º de janeiro de 2025. O prefeito eleito...

Vice-prefeita Gracimeri assume secretaria de Defesa Social da Serra

O prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), divulgou nesta terça-feira (31), os integrantes do secretariado de seu governo (2025-2029). Um dos destaques é...

Weverson Meireles anuncia novos secretários para a Prefeitura da Serra

O prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), divulgou nesta terça-feira (31), os integrantes do secretariado de seu governo (2025-2029). A nova equipe de...
...