Assim que o filhote de gato nasce, os cuidados da sua mãe são intensos. Ela remove as membranas do nascimento e corta o cordão umbilical. Ela se posiciona para tornar os mamilos acessíveis ao seu filho, aquecendo-o imediatamente. Um dos grandes problemas relacionados a óbitos em recém nascidos está relacionado com a temperatura, pois ficar molhado, hipotérmico pode ser fatal; bem como ser exposto à patógenos nos mamilos da própria mãe.
A termorregulação dos filhotes é muito crítica, pois sua temperatura normal, ao nascer, gira em torno de 35,5 a 36ºC. Por ter uma superfície corporal muito pequena, eles são muito susceptíveis ao resfriamento, por isso é de extrema importância manter a temperatura ambiente em torno de 32ºC diretamente ao redor dos filhotes na primeira semana.
A lambedura da mãe no filhote é de suma importância para o vínculo mãe-filho, e também a estimulação anogenital é necessária para induzir a micção e a defecação.
Em média os filhotes mamam de 6 a 8 horas por dia e durante a amamentação o gatinho recebe todo os nutrientes necessários, bem como o colostro e as imunoglobulinas (IgG, IgA e IgM) responsáveis pelo estímulo da imunidade, pois os gatinhos ficam expostos a agentes infecciosos desde que nascem.
+ Câncer em felinos | Você sabe o que é? E como ele surge?
É importantíssimo que o filhote mame preferencialmente até a 16ª hora de vida, para que essas imunoglobulinas sejam absorvidas, pois após esse tempo a absorção fica seriamente prejudicada.
Então, o colostro possui 95% dos anticorpos que o filhote precisará ingerir. Se ele não mamou o colostro, ficará descoberto dessa proteção.
Normalmente eles nascem com 90 a 110 gramas de peso, sendo que filhotes com menos de 75 gramas apresentam alto risco de vir à óbito.
Se estiverem mamando bem, ganham de 10 a 15 gramas por dia, e a pesagem diária é muito importante para evitar problemas futuros.
Normalmente em duas semanas eles devem dobrar de peso, e depois disso, ganhar 0,5 kg/mês até 4 a 5 meses.
Sinais que o proprietário deve observar e se preocupar:
- Baixo ganho de peso
- Inatividade
- Choro incessante
- Não apreensão do leite
- Hipotermia
- Hipoglicemia
É importante o acompanhamento veterinário em todas as etapas de vida do seu gato.