O forte de Audifax da hora
Após ser escolhido como porta-voz masculino da Rede Sustentabilidade, partido do prefeito Audifax Barcelos, o empresário Silas Maza ganhou força no meio político. Além disso, ele vem fazendo um trabalho de relacionamento junto à Câmara Municipal, que vive dias agitados com a tramitação do Orçamento de 2020 e as discussões sobre mudanças no Plano Diretor Municipal (PDM). Com isso, Silas já vem sendo lembrado como um potencial vice-indicado de Audifax para o pleito do ano quem. Não se sabe qual rumo o prefeito irá tomar, mas uma das possibilidades é que ele faça uma composição, e Silas poderia ser um nome com viabilidade.
Futuro do território
Falando em PDM, ainda há muitas dúvidas se realmente o projeto vai passar, porque é sempre um tema que gera muito ruído e confusão, especialmente na Câmara, onde precisa haver consenso para ser aprovado. Enquanto isso, a Prefeitura segue fazendo audiências públicas. O TEMPO NOVO demandou o Município para detalhar as principais mudanças no uso territorial da cidade e trazer a melhor informação ao leitor, mas não obteve resposta.
Erick, o articulador
A contragosto do governador Renato Casagrande (PSB), nessa semana, o deputado estadual Erick Musso (Republicanos), de 32 anos, deu um show de política e se reelegeu antecipadamente para a presidência da Assembleia no biênio 2021-2022. Com isso, será ele o chefe do poder Legislativo durante todo o terceiro mandato de Casagrande. Na prática, Erick se consolida como um polo político no Espírito Santo, e Casagrande vai ter que engolir; até porque o jovem deputado já deu sinais de enorme capacidade de articulação.
Serranos nos bastidores
Aliás, para o próximo biênio, nenhum deputado da Serra vai estar na Mesa Diretora. Isso porque Alexandre Xambinho (Rede), que era 3º Secretário, foi substituído por Marcos Garcia (PV). Entretanto, isso não necessariamente significa enfraquecimento, porque tanto Xambinho quanto seu colega Vandinho Leite (PSDB) são tidos nos bastidores como peças fundamentais para o sucesso da estratégia de Erick e devem ter grande poder de influência junto ao presidente. Vandinho e Xambinho, inclusive, são pré-candidatos a prefeito da Serra em 2020.
Madalena escudeira
Quem andou compartilhando textos criticando Erick Musso foi a ex-vice-prefeita Madalena Santana. Ela é ligada ao deputado Sérgio Vidigal (que já está em pré-campanha na Serra). Inclusive, ela é tida como a coordenadora de Vidigal. É ela que abre caminho para o ex-prefeito passar. Madalena atualmente ocupa a diretoria do Diário Oficial do Estado, nomeada pelo próprio Casagrande.
Rangidos rumo à Câmara
A secretária de Assistência Social, Elcimara Rangel, foi alvo de discursos efervescidos na Câmara nessa semana. Incluindo os de vereadores tidos como governistas. Eles criticaram o trabalho da secretária, em especial no que tange à assistência dos atingidos pelas chuvas recentes. Nos bastidores, comenta-se que Elcimara deverá ser candidata a vereadora em 2020 e que tem recebido grande apoio de Audifax e liberdade para fazer movimentos nesse sentido.