Não estamos falando aqui da cor da pelagem, mas sim da mucosa gengival do seu gato. Você costuma abrir a boca do seu gato? Não? Sugiro que a partir de hoje faça com frequência, porque podemos perceber que ele não está bem de saúde simplesmente por olhar a gengiva dele.
Normalmente a mucosa dos gatos é rósea clara, e qualquer alteração que não esteja dentro desse padrão o veterinário deverá ser consultado. O que significa a coloração das mucosas gengivais?
O Gato Branco: relacionado a anemias. As principais etiologias que levam o gato a ter anemia, dentre elas: verminoses, anemias auto imunes, intoxicações, parasitismo em células vermelhas, hemorragias internas devido a traumas ou problemas de coagulação, doenças virais, insuficiência renal crônica, insuficiência hepática, neoplasias, deficiência de ferro.
+ Impacto da dor na qualidade de vida dos gatos
O Gato Amarelo: relacionado à icterícia. As principais etiologias que levam o gato a ficar com as mucosas amarelas são: problemas hepáticos, problemas em vesícula biliar, neoplasias, lipidose hepática, hepatite, cirrose biliar, alterações a nível vascular, pancreatite, ruptura do ducto biliar, intoxicação, infecções virais ou bacterianas.
O Gato Azul / Violeta: relacionado à cianose (falta de oxigenação). As principais etiologias que levam o gato a ficar com as mucosas cianóticas são: doença cardíaca, disfunção respiratória, edema pulmonar, hipoventilação, obstrução arterial e/ou venosa, shunts, envenenamentos, neoplasias, traumas pulmonares, asma, pneumonia (viral, bacteriana, fúngica, alérgica, micobactéria, aspiração), obstrução da via aérea por corpo estranho, pus ou sangue na cavidade torácica, dentre outras etiologias.
O Gato Vermelho: relacionado a inflamações. As principais etiologias que levam o gato a ficar com as mucosas vermelhas são: doença periodontal, dentes trincados ou quebrados, fístulas oronasais, alterações renais, complexo gengivoestomatite, intoxicação/envenenamento.