Categories: Sem categoria

O Golpe do Boleto Bancário

Um novo golpe que anda dando muita dor de cabeça na Internet é o golpe do boleto adulterado, no qual os cibercriminosos, com utilização de códigos maliciosos, modificam os dados do beneficiado/cedente do boleto de uma forma que a quantia transferida vai parar em uma conta bancária utilizada para receber o dinheiro das fraudes.

O que tem chamado a atenção das autoridades é que alguns cibercriminosos com conhecimento de como disseminar os vírus já estão oferecendo o “kit boleto” (malware + painel) no Facebook por cerca de R$ 500,00. Segundo a Kaspersky, o Brasil passa por “uma verdadeira avalanche desses trojans”, todos usando a mesma técnica, e dando prejuízos de até R$ 150 mil em empresas e internautas menos atentos.

“A gangue do boleto está cada vez mais atrevida. Atualmente, eles até compram links patrocinados no Google e em outros buscadores para divulgar sites falsos que supostamente emitem segunda via ou recalculam boletos”, alerta Fabio Assolini, analista de vírus da Kaspersky Lab para o Brasil.

Para evitar ser vítima desses criminosos virtuais seguem algumas dicas: I- Mantenha o sistema operacional, o navegador e o software antivírus atualizados, II- Evite clicar em links dentro de e-mails suspeitos; III- Sempre que for gerado um boleto bancário pela Internet procure comparar os campos que identificam o banco, a agência e o número da conta com boletos anteriores; IV- Se ainda persistir a dúvida entre em contato com a empresa beneficiada pela transação bancária e consulte sobre a veracidade dos dados impressos no boleto.

Outra informação importante é que só os campos numéricos são modificados, os demais dados ficam mantidos para passar credibilidade no boleto falso. Todavia, não é difícil verificar a fraude quando comparado com boletos anteriores.

Tome cuidado redobrado ao imprimir boletos bancários de websites, pois ainda que os criminosos sejam presos pela polícia, a chance de ter o seu dinheiro de volta é muito remota.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

13 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

13 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

13 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

14 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

14 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

14 horas atrás