Categories: Política

“O Governo Dilma passou por cima das leis ambientais e priorizou as grandes empresas”.

Por Anderson Soares

O candidato derrotado no 1º turno à Presidência da República pelo Partido Verde (PV), Eduardo Jorge, participou da cerimonia de inauguração da Apa de Jacuném, em Barcelona na manhã da última sexta (24). No final do evento conversou com a equipe do Tempo Novo.

Eduardo ficou marcado por defender temas polêmicos como a legalização do uso da maconha no Brasil. Foto: Anderson Soares

Qual a sua análise sobre a importância desta Área de Proteção Ambiental da Jacuném para a Serra?

Primeiramente deixo claro que não sou especialista em Meio Ambiente. Muita gente acha que por ser militante do Partido Verde, sou “fera” no assunto. Sou apenas um homem que tem sensibilidade com a causa. Sobre a Apa acredito que toda ação em função da preservação da vegetação e dos recursos hídricos devem ser tratadas com o máximo de carinho e respeito. Parabéns a Serra por essa sensibilidade.

Como militante da causa ambiental o sr. acredita que uma cidade pode crescer economicamente a partir de uma visão sustentável?

Um espaço como esse, além de ser mantida a ideia de sua preservação possui um potencial enorme para a atividade turística da cidade. Isso gera recursos para o município, atrai mais pessoas. Quem não quer viver em uma cidade que preserva seus recursos naturais e destina corretamente seu lixo?

Como o cidadão pode participar ativamente do movimento verde para a preservação?

Cada pessoa pode contribuir a partir da mudança do seu comportamento. Ações concretas como a política de destinação correta do lixo produzido e redução é um grande passo que poder ser feito individualmente.

Qual a sua avaliação sobre o Governo Dilma? Porque o PV decidiu ser o primeiro partido a apoiar Aécio Neves no segundo turno?

Nós últimos anos a atual gestão descuidou totalmente da lei do Código Florestal de 1965. A lei estabelece a criação das unidades de conservação, o Governo Dilma passou por cima das leis ambientais e priorizou os projetos das grandes empresas. Não acreditamos que o PSDB defenda as questões ambientais e sociais tão bem quanto o PV, mas com o PSDB há uma possibilidade maior para discutir esses temas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra convoca 300 professores aprovados em concurso público; veja a lista

A Prefeitura da Serra convocou 300 professores aprovados no concurso público; veja a lista dos nomes. Crédito: Divulgação O prefeito…

2 horas atrás

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…

11 horas atrás

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…

14 horas atrás

Galinha Pintadinha anima as férias da criançada em shopping da Serra

Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…

15 horas atrás

Buchecha, Xanndy Harmonia e André Lellis agitam Arena de Verão na Orla de Camburi

Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…

15 horas atrás

Golfinho encontrado morto em praia da Serra foi vítima de rede de pesca

Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e…

16 horas atrás