Categories: Mestre Álvaro

O guru capixaba está à prova

Por Yuri Scardini

Depois dos prefeitos com menos de 40 anos, nesta semana, o governador Paulo Hartung (PMDB) recebeu mais um grupo de eleitos: o de jovens vereadores. O encontro serviu para esses parlamentares municipais receberem as bênçãos do guru da política capixaba, papel que Hartung tem gostado de encarnar.

Vinte vereadores foram convidados, entre eles, o serrano Alexandre Xambinho (Rede). O objetivo de Hartung foi apresentar aos jovens vereadores as dificuldades financeiras que as prefeituras devem enfrentar no próximo ano.

O governador tem gostado de aparecer com a roupagem de grande economista e político. Essa imagem tem sido vendida até para fora das fronteiras espírito-santenses. Mas é só ter um olhar um pouco mais atento, para ver que o ES enfrenta uma crise ainda mais profunda que a nacional.  E nosso grande governador economista, que foi o capitão da nau espírito-santense nos tempos de bonança entre 2003 e 2010, não tem apresentado soluções efetivas para nos livrar do naufrágio iminente.

Dados do Ministério do Comércio revelam que as importações e exportações capixabas caíram mais da metade em cinco anos. E o que falar do PIB capixaba? A previsão é de queda de quase 15% em 2016, ante um recuo nacional pouco superior a 3%. A base da economia capixaba está pautada em uma indústria pesada – celulose, petróleo e minero-siderúrgica – atividades que enfrentam crescente questionamento no mundo. E que ficam vulneráveis a volatilidade do preço mundial das comodities e a variáveis como o desastre de Mariana.

Somos o segundo maior produtor de petróleo do Brasil. Não precisa falar muito da situação econômica que a Petrobrás passa. O minério é outra âncora da economia e outro produto que sofre com queda de preço e competitividade no mercado. A celulose é a base para a indústria do papel, tal indústria vem batendo de frente com as tendências da informatização mundial. Isso tudo sem falar do problema da falta d’água, que, em boa medida, reflete a falta de políticas eficientes para gestão de um bem tão precioso.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Descontos indevidos no benefício do INSS: Como agir para recuperar seu dinheiro

Criminosos também estão se passando por advogados ou servidores do INSS: a boa notícia é que é possível recuperar esse…

14 minutos atrás

Secretaria de Educação oferece 311 vagas de estágio com bolsas de até R$ 1.000

As vagas de estágio estão sendo ofertadas pela Secretaria de Educação para jovens. Crédito: Divulgação A Secretaria da Educação (Sedu)…

34 minutos atrás

Corre! Última chance na Serra para curso grátis do Enem — inscrições até dia 7

Mais de 300 estudantes já se inscreveram no projeto SER que oferta aulas preparatórias para o Enem 2025 na Serra:…

60 minutos atrás

CNH Social: veja se você foi selecionado para ganhar carteira de motorista de graça

Detran divulgou lista de aprovados no CNH Social 2025. Crédito: Divulgação O Detran do Espírito Santo divulgou nesta terça-feira (6)…

1 hora atrás

Oficina gratuita vai ensinar a montar buquês na Serra para o Dia das Mães

A oficina acontece no Shopping Mestre Álvaro, na Serra, e vai ensinar a profissão de florista, inclusive buquês, e é…

1 hora atrás

Serra lança projeto de valorização da cultura e turismo local nesta quarta-feira (07)

Foto: divulgação A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) realizará nesta quarta-feira…

1 hora atrás