Por Conceição Nascimento / Eci Scardini
O Secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Silas Maza, fala das dificuldades na relação entre o município e a concessionária da BR 101, a Eco 101. E enumera as mudanças viárias e no Plano Diretor Municipal – PDM – que o município pretende fazer, além de revelar alguns investimentos privados em curso na cidade. Confira.
Quais são as maiores mudanças no PDM?
Vão acontecer em Laranjeiras, em relação às construções, recuo, vagas de garagem. E também em Jardim Limoeiro, que é uma região voltada a pequenos negócios na área da indústria, mas o PDM da região não permite. Já fizemos algumas audiências públicas em 2014, e o projeto seguiu para a Câmara, onde ficou por oito meses. Retiramos de lá e colocamos de novo em discussão, com audiências nos dias seis e nove de julho.
As mudanças na Norte x Sul em Jardim Limoeiro saem nesta gestão?
Sim. Fizemos audiências públicas em São Diogo e Jardim Limoeiro. Estamos licitando o projeto e esperamos que ainda em 2015 inicie a obra. Aguardamos um trecho do que envolve o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado, que deve ser iniciado nos próximos 90 dias, entre a Norte Sul e a BR 101, passando na altura do Banco do Brasil.
Quais são essas mudanças?
Temos dois pontos que dificultam o trânsito. Um deles é a saída do Terminal de Carapina, onde vamos mudar o semáforo em frente à UPA. E a Norte Sul teria mão única em direção a Laranjeiras e, no sentido oposto, o trânsito seguiria pela Avenida Lourival Nunes. Haverá novas vagas de estacionamento, além de faixa e ciclovia.
Além desse há outros investimentos viários previstos?
No segundo semestre estamos prevendo a realização de sinalização viária, com troca de iluminação em 30 bairros, afixação de abrigos, sinalização horizontal e vertical. São avenidas que estão se tornando comerciais nos bairros. Os serviços já foram iniciados.
Dos investimentos privados, quais o senhor destaca?
Estamos liberando em julho cerca de cinco loteamentos. Temos o projeto do Carone, em Jardim Limoeiro, com a maior estrutura do Estado, será uma loja âncora para a região.
Como está a relação da Prefeitura com a concessionária Eco 101, que administra a BR?
Muito difícil. O trecho da Serra não foi colocado na concessão, porque entendia-se que seria construído o contorno do Mestre Álvaro, o que até agora não aconteceu. A Eco ganhou a concessão e precisa se adaptar. Temos dificuldade em tudo o que pedimos à concessionária.
Em quais situações há esta dificuldade?
Precisamos de dois trevos na BR 101 com urgência, um na altura da Upa de Carapina e outro para acesso à avenida Carolina, em Colina de Laranjeiras. No caso de Carapina, para desafogar a entrada/saída do bairro. O custo fica a cargo da Eco, mas nos prontificamos a ser parceiros na obra. Para o trevo da avenida Carolina temos o projeto, precisamos da agilidade da Eco e da aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
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