Lideranças políticas da Serra mergulhadas no tema ‘Eleição 2020’ têm consensualmente relatado que, nas últimas semanas, estaria circulando nos meandros da Assembleia Legislativa a informação de que Amaro Neto não será candidato no município. Não se sabe se é uma estratégia para diminuir as pressões políticas ou, de fato, o deputado federal estaria mirando outros planos, tal como a disputa na capital.
Novela dos carros
Nessa semana, o Governo começou a retirar os carros apreendidos que estão depositados no terreno em frente do DPJ de Laranjeiras. Área nobre da cidade, o local é de propriedade da Ceturb e há alguns anos serve como depósito de carros a céu aberto. A comunidade já reclamou várias vezes e houve, também, registros de furtos e roubos naquele. Quem saiu como ‘pai’ da solução foi o secretário estadual Bruno Lamas (PSB), que apareceu em vídeo coordenando o guincho para transportar os carros. Segundo ele, foram feitas duas reuniões, em que ficou equalizada a dificuldade de guinchos com credenciamento de uma empresa para executar o serviço e o cercamento da área para inibir a prática.
No escanteio
Se Bruno saiu bem na fita, quem não gostou nada foi o deputado Alexandre Xambinho (Rede). Aliados do parlamentar disseram que Xambinho ficou muito incomodado, uma vez que ele também vinha tratando do tema, mas teria sido “escanteado pelo Governo” em detrimento de Bruno, que é titular de uma secretaria que “não teria essa atribuição”.
Negociando passe
Alinhadinho com o governador João Dória (PSDB), o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) foi escalado para iniciar uma conversa com o deputado federal Felipe Rigoni (PSB). O socialista foi contra a orientação partidária e votou a favor da Reforma da Previdência, e agora é ameaçado de expulsão pelo diretório nacional. Atento, Dória quer filiar Rigoni no ninho tucano; para isso, o presidente nacional do partido, Bruno Araújo, ligou para Vandinho e pediu que o capixaba desse início às conversas com Rigoni.
Bateu em mulher
O cerco contra homens que batem em mulheres está crescendo. Nessa semana, dois projetos foram lidos na Câmara. Um deles obriga bares e restaurantes a prestar socorro a mulheres em ‘situação de risco’. Quando solicitados, os estabelecimentos terão que disponibilizar acompanhamento às mulheres até o veículo ou outros meios de locomoção; além disso, terão que oferecer ferramentas de comunicação e encaminhar o caso para a polícia. Outro projeto de autoria do prefeito Audifax Barcelos (Rede) proíbe sumariamente a nomeação em cargo comissionado para homens condenados na Lei Maria da Penha.
Futuro do PT na Serra
A eleição interna do PT da Serra continua esquentando. Um grupo está articulando uma chapa para impedir que o partido vá de bandeja para as mãos do deputado Sérgio Vidigal (PDT), cotado para ser candidato a prefeito em 2020. Na cabeça de chapa deve estar o ex-vereador Gilmar Carlos, que tem apoio do grupo do deputado federal Helder Salomão e da estadual Iriny Lopes. Aqui na Serra, a secretária da gestão do prefeito Audifax, Lourência Riani, deve compor o diretório ao lado de Gilmar. No lado oposto, está o vereador Aécio Leite, crítico de Audifax e entusiasta de Vidigal. Ele quer reeleição de seu aliado Miguel Júnior para a presidência local do PT. Aécio tem apoio do ex-deputado Nunes e do ex-prefeito de capital João Coser. A briga promete ser quente.