Essa semana surgiu grande especulação no bastidor político de que o PDT e o PSB estadual estão articulando uma aliança no município para 2020. Nos corredores da Câmara, era uníssona a conversa de que a atual vice-prefeita Márcia Lamas (PSB) pode ser candidata novamente a vice; mas, dessa vez, no palanque do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), maior adversário do prefeito Audifax Barcelos (Rede). Inclusive, durante evento no Hospital Infantil, na última segunda-feira (5), Vidigal sentou entre Márcia e Bruno Lamas (PSB), e do outro lado na fileira estava Audifax.
Esgoto igual pedágio
Falando nisso, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou obras de melhorias em Estações de Tratamento na Serra. Ele não se aprofundou no assunto, uma vez que estava no fim de seu pronunciamento no Hospital Infantil; mas adiantou que haverá investimento com recursos públicos. Fica a dúvida:para que pagamos taxa de esgoto, se na hora de investir no sistema de tratamento isso é feito com dinheiro do contribuinte? Bem à moda da Eco 101 com o pedágio da BR.
Malini voltando aos poucos
Enquanto espera a eleição municipal de 2020 para ver se volta para a Assembleia Legislativa, Jamir Malini (Progressista) foi nomeado assessor especial na Casa Civil do Governo do Estado. Atuará na articulação entre Estado e Municípios e com lideranças políticas, que, diga-se de passagem, sabe fazer muito bem. Malini é 1º suplente dos deputados Renzo Vasconcelos (PP) e Raquel Lessa (Pros), ambos podem ser candidatos a prefeito em suas cidades (Colatina e São Gabriel da Palha, respectivamente).
Igor do Audifax
Quem chegou aqui de mansinho e foi ‘comendo pelas beiradas’ é Igor Elson. Começou como um misto de motorista e segurança do prefeito Audifax. Depois, foi nomeado secretário adjunto de Defesa Social e, desde abril do ano passado, é o secretário de Serviços. Acorda cedo, dorme tarde e anda muito. É da ‘cozinha’ do prefeito, além de coringa. Pode ser candidato a vereador, a vice, a prefeito ou a nada. “O chefe é quem decide”, frisa Igor.
Rapaz direito
O líder do Movimento Brasil Livre (MBL) da Serra, Darcy Júnior, pode se filiar ao PRB para ser candidato a vereador em 2020. Darcy é jovem, vindo da corrente liberal e chancelado por um coletivo nacional que elegeu figuras de peso em 2018. Se fizer uma campanha bem amarrada, o rapaz pode surpreender. “O PRB é um partido mais próximo da centro-direita e está se reestruturando aqui na Serra, mas ainda são conversas que precisam se desenvolver”.
Cesan fedida demais
No próximo dia 13, representantes da Cesan e da Ambiental Serra tem uma visitinha marcada ao Ministério Público, na Vara de Meio Ambiente. O objetivo é responder “questões da poluição dos córregos Laripe e Laranjeiras”, confirmou o órgão. Vale lembrar que, desde 2015, a parceira privada da Cesan recebeu uma bagatela de R$ 4,5 milhões em multas ambientais por descarte irregular de esgoto; foram 51 infrações. Ambientalistas e conselheiros apontam que a empresa tem investido apenas em obras de ligação na rede de esgoto, enquanto o tratamento em si segue defasado e insuficiente. E por isso, mesmo a população pagando taxa de esgoto, os mananciais seguem em condições deploráveis. É rir pra não chorar.
Briga no PT
Está concretizado: vai ter disputa interna para controlar o PT com vistas a 2020. Duas chapas estão inscritas na briga. O grupo do vereador Aécio Leite quer continuar no poder. O ‘cabeça de chapa’ é seu aliado, Miguel Júnior. Lideranças estaduais, como o ex-prefeito João Coser, orbitam esse grupo. Do outro lado, está o ex-vereador Gilmar Carlos. Ele agrega aliados como a secretária municipal Lourecia Riani e petistas ligados a Iriny Lopes e Helder Salomão. O pano de fundo da disputa é a eleição de 2020. Aécio é adepto do ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) e, se vencer a disputa interna, deve direcionar o partido para o palanque vidigalista. Já Gilmar defende protagonismo do PT, com o lançamento de um candidato próprio.
Verde pra valer
O Partido Verde também quer se articular para chegar com expressão eleitoral a 2020. O partido flerta com três nomes para ser candidato: Sandra Gomes (atual Rede); Roberto Carlos (atual Rede); e a delegada Gracimeri Gaviorno (sem partido). De acordo com o presidente municipal do PV, Fábio Santana, a sigla vai lançar chapa completa de 35 candidatos a vereador e estuda os três nomes citados para a disputa majoritária. De acordo com ele, o partido quer alguém com identidade e não vai aceitar ser usado como trampolim para ganhar mídia e, aos ‘45 minutos do segundo tempo’, cair para a disputa pela Câmara.