Nylton Rodrigues
A valorização da atuação do poder municipal na prevenção da violência é um dos pontos mais importantes no debate atual sobre o tema e se propaga pelo Brasil afora. Atualmente, dos 5.570 municípios do País, 1.081 têm Guarda Municipal, enquanto que, no Espírito Santo, são 12 que contam com o trabalho local para enfrentamento da criminalidade, entre as 78 cidades capixabas.
Atenta a esta tendência nacional e com o desejo de oferecer mais segurança aos seus cidadãos, a Serra assumiu esta responsabilidade. Este ano a cidade terá sua Guarda Civil Municipal Armada. O governo do prefeito Audifax Barcelos está na quarta etapa do concurso público para seleção de nossos primeiros Guardas Municipais.
Serão 170 homens e mulheres que entrarão para história de nossa cidade, sendo os primeiros a receberem a missão de, em nome do município, contribuírem para a promoção de segurança cidadã de nossa família.
A Guarda será bem treinada e capaz de prevenir o crime, refletindo diretamente na qualidade de vida dos munícipes. Teremos guardas respeitosos, honrosos e merecedores da confiança da sociedade, para caminharmos juntos em busca da tão sonhada, almejada e esperada paz social dos serranos.
Trata-se da forma mais forte e direta da participação do município na ordem e segurança pública da Serra, sem jamais substituir as Policias Militar ou Civil, mas somando esforços no enfrentamento à criminalidade.
A implementação da nossa Guarda cumpre também mais uma etapa do Plano de enfrentamento à violência “Serra, Atitudes da Paz”, criado em dezembro de 2014. E se alia a outras ações locais, como a ampliação e otimização do sistema de videomonitoramento; implementação da Lei de Bares; os diagnósticos produzidos pelo Observatório de Segurança Municipal; as ações do “Serra Cidadã” com foco na prevenção primária; e o programa “De Olho na Escola”, direcionado à resolução pacífica de conflitos intraescolar e nas imediações da escola.
A segurança individual e coletiva é um direito social de primeira necessidade, declarada solenemente pela Constituição. Enquanto que a segurança pública é um dever exigido de todos os níveis da administração, sejam municipais, estaduais ou federal. Por isso o município da Serra, na pessoa do prefeito Audifax Barcelos, não foge a esta responsabilidade e dá mais um passo importante rumo ao desenvolvimento serrano.
Nylton Rodrigues é secretário municipal de Defesa Social da Serra.
O gato de energia abastecia cinco lojas no bairro da Serra e o proprietário do imóvel será responsabilizado e pode…
Ana é uma ring neck que é muito mais do que um bichinho de estimação. Ela é companheira de brincadeiras,…
O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG) vai realizar mais um grande sorteio para os…
Treinamento dos atletas para a ultramaratona aquática, que será realizada no primeiro final de semana de abril. Foto: Divulgação Entre…
A sexta (28) da Experttu’s será comandada pelo Grupo Novas Regras, que traz um repertório cheio de sucessos do pagode…