Categories: Mestre Álvaro

O porquê da Guarda Municipal

Nylton Rodrigues

A valorização da atuação do poder municipal na prevenção da violência é um dos pontos mais importantes no debate atual sobre o tema e se propaga pelo Brasil afora. Atualmente, dos 5.570 municípios do País, 1.081 têm Guarda Municipal, enquanto que, no Espírito Santo, são 12 que contam com o trabalho local para enfrentamento da criminalidade, entre as 78 cidades capixabas.

Atenta a esta tendência nacional e com o desejo de oferecer mais segurança aos seus cidadãos, a Serra assumiu esta responsabilidade. Este ano a cidade terá sua Guarda Civil Municipal Armada. O governo do prefeito Audifax Barcelos está na quarta etapa do concurso público para seleção de nossos primeiros Guardas Municipais.

Serão 170 homens e mulheres que entrarão para história de nossa cidade, sendo os primeiros a receberem a missão de, em nome do município, contribuírem para a promoção de segurança cidadã de nossa família.

A Guarda será bem treinada e capaz de prevenir o crime, refletindo diretamente na qualidade de vida dos munícipes. Teremos guardas respeitosos, honrosos e merecedores da confiança da sociedade, para caminharmos juntos em busca da tão sonhada, almejada e esperada paz social dos serranos.

Trata-se da forma mais forte e direta da participação do município na ordem e segurança pública da Serra, sem jamais substituir as Policias Militar ou Civil, mas somando esforços no enfrentamento à criminalidade.

A implementação da nossa Guarda cumpre também mais uma etapa do Plano de enfrentamento à violência “Serra, Atitudes da Paz”, criado em dezembro de 2014. E se alia a outras ações locais, como a ampliação e otimização do sistema de videomonitoramento; implementação da Lei de Bares; os diagnósticos produzidos pelo Observatório de Segurança Municipal; as ações do “Serra Cidadã” com foco na prevenção primária; e o programa “De Olho na Escola”, direcionado à resolução pacífica de conflitos intraescolar e nas imediações da escola.

A segurança individual e coletiva é um direito social de primeira necessidade, declarada solenemente pela Constituição. Enquanto que a segurança pública é um dever exigido de todos os níveis da administração, sejam municipais, estaduais ou federal.  Por isso o município da Serra, na pessoa do prefeito Audifax Barcelos, não foge a esta responsabilidade e dá mais um passo importante rumo ao desenvolvimento serrano.

Nylton Rodrigues é secretário municipal de Defesa Social da Serra.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Cinco lojas são flagradas com gato de energia na Serra e dono pode pegar 4 anos de prisão

O gato de energia abastecia cinco lojas no bairro da Serra e o proprietário do imóvel será responsabilizado e pode…

5 horas atrás

Procura-se Ana: ring neck desaparecida na Serra que é o xodó de menino de 6 anos

Ana é uma ring neck que é muito mais do que um bichinho de estimação. Ela é companheira de brincadeiras,…

6 horas atrás

Valorizando os trabalhadores: Sindfer ES/MG realiza sorteio de prêmios em homenagem ao Dia do Ferroviário

O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG) vai realizar mais um grande sorteio para os…

6 horas atrás

Comunicado – 27/03/2025

publicidade legal - 27-03-2025Baixar

8 horas atrás

Primeira ultramaratona aquática da Serra acontece em abril

Treinamento dos atletas para a ultramaratona aquática, que será realizada no primeiro final de semana de abril. Foto: Divulgação Entre…

8 horas atrás

Experttu’s promete agitar Feu Rosa com pagodeira no fim de semana

A sexta (28) da Experttu’s será comandada pelo Grupo Novas Regras, que traz um repertório cheio de sucessos do pagode…

9 horas atrás