smobile
[secondary_title]

O tamanho da cunha de cada um

- PUBLICIDADE-

A cunha que o prefeito Audifax (PSB) cravou no PMDB com a filiação de Silas Maza e na escolha do vereador Luiz Carlos Moreira para ser o seu líder na Câmara, além da abertura de espaço na administração municipal para quadros da legenda, pode ter servido de inspiração para seu principal adversário, o ex-prefeito e deputado federal, Sérgio Vidigal (PDT) fazer o mesmo no PSDB.

Depois de avaliações internas, o alto tucanato do Estado chegou à conclusão de que o partido precisava de um choque de ânimo na Serra para que a sigla voltasse aos áureos tempos de Motta e de João Miguel Feu Rosa. Por isso a cúpula estadual resolveu abrir o partido para novas filiações.

O que dá para entender é que Vidigal aproveitou a oportunidade e resolveu enviar para o ninho tucano pessoas da sua relação, como a ex-vice-prefeita Madalena Santana e o delegado de polícia Joel Lyrio, além de convidar outras lideranças que são pré-candidatas a uma vaga na câmara municipal em 2016.

Audifax tem um trunfo que Vidigal não tem e que dá a ele uma gerência maior no PMDB do que seu rival no PDSB: os votos em Vitória. Em 2010, quando disputou a eleição de deputado federal, Audifax foi o candidato mais votado na Capital, ganhando inclusive dos candidatos locais. Resultado que Vidigal não conseguiu repetir.

É nesse nicho eleitoral que o PMDB está de olho, para ver se transfere para o seu futuro candidato a prefeito, que tudo leva a crer que será o deputado federal Lelo Coimbra.

Na outra ponta ainda não está muito claro qual o tamanho da cunha de Vidigal no PSDB. Se depender da relação dele com o vice-governador, Cesar Colnago (PSDB) será grande. Mas lá tem Max Filho, que aposta em outros nomes. E tem também o ex-prefeito João Baptista da Motta, outro obstáculo que deve dificultar a entrega do partido na Serra para aliados de Vidigal.

Madalena, Vandinho, Valter e o PSB

Há um sentimento de decepção muito grande entre lideranças do PSB, sobretudo os mais antigos, com a ex-vice prefeita Madalena Santana. Ela saiu do partido, depois de 27 anos, indo filiar-se no PSDB, a pedido do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT).

Os mais antigos e próximos de Madalena viram na atitude dela um oportunismo muito grande e a todo o momento questionam se ela teria atendido ao pedido de Vidigal se Casagrande tivesse sido reeleito.

Eles também não concordam com a justificativa de Madalena, que seria a impossibilidade de militância na Serra, em função das divergências com o prefeito Audifax. Para eles, Madalena já não militava na Serra há pelo menos quatro anos.

Já a situação de Vandinho é uma verdadeira encruzilhada. Ele se indispôs com todo o PSB, do local ao estadual, mas estrategicamente o partido não tem dado respostas públicas para que ele não tenha motivos para pedir na Justiça Eleitoral a sua desfiliação, sem perder a condição de primeiro suplente, uma vez que Paulo Foleto reúne grandes chances de vencer a corrida para a prefeitura de Colatina em 2016.

Fora isso, Vandinho tem uma dívida de campanha registrada no TRE, de quase R$ 300 mil. O partido assumiu, mas já anunciou que pode deixar de pagar, caso Vandinho saia. Pesa também contra ele a maneira de fazer política, considerada muito individualista.

Muitos socialistas históricos têm se mostrados leais ao ex-governador Renato Casagrande. Mas um em especial está surpreendendo, tendo em vista a sua relação de amizade com Vidigal. É Sargento Valter, que todos apostavam que deixaria o partido, junto com Madalena, para atender ao pedido do ex-prefeito.

Valter além de se manter firme no partido, absorveu que o momento é do prefeito Audifax e do deputado estadual Bruno Lamas.

 

 

 

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já começaram a protocolar projetos e indicações sobre temas do âmbito municipal. Até o...

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

Um guindaste tombou enquanto era utilizado em uma operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão, em Vitória, na tarde desta quarta-feira...

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno promete agitar o público na Expocapixaba, evento que acontece no Parque da Cidade, em Laranjeiras, neste fim de semana. A...

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Nesta sexta-feira (24), o Pocar Comedy Night recebe o comediante Flávio Andradde: "O Tabacudo", às 21h, com o show "Jogando Conversa Fora". Conhecido por seu...

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas Vidros Especiais, uma das principais indústrias de vidros no Espírito Santo, está com uma força-tarefa de recrutamento em sua unidade no Civit...

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um carro no bairro André Carloni, na Serra. Dentro do veículo estavam um homem e mãe dele,...

Comunicados – 22/01/2025

publicidade legal - 22-01-2025Baixar

Pablo Muribeca já soma R$ 520 mil em condenações por fake news e irregularidades eleitorais

A eleição de 2024 ainda está longe de terminar para o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Até o momento, o então candidato a prefeito...

Conheça os parasitas de pele mais frequentes nos felinos

Os ectoparasitas mais comuns em gatos são aqueles que vivem na pele ou no pelo, causando desconforto, coceira e, em alguns casos, problemas de...
...