smobile
[secondary_title]

O tamanho da cunha de cada um

- PUBLICIDADE-

A cunha que o prefeito Audifax (PSB) cravou no PMDB com a filiação de Silas Maza e na escolha do vereador Luiz Carlos Moreira para ser o seu líder na Câmara, além da abertura de espaço na administração municipal para quadros da legenda, pode ter servido de inspiração para seu principal adversário, o ex-prefeito e deputado federal, Sérgio Vidigal (PDT) fazer o mesmo no PSDB.

Depois de avaliações internas, o alto tucanato do Estado chegou à conclusão de que o partido precisava de um choque de ânimo na Serra para que a sigla voltasse aos áureos tempos de Motta e de João Miguel Feu Rosa. Por isso a cúpula estadual resolveu abrir o partido para novas filiações.

O que dá para entender é que Vidigal aproveitou a oportunidade e resolveu enviar para o ninho tucano pessoas da sua relação, como a ex-vice-prefeita Madalena Santana e o delegado de polícia Joel Lyrio, além de convidar outras lideranças que são pré-candidatas a uma vaga na câmara municipal em 2016.

Audifax tem um trunfo que Vidigal não tem e que dá a ele uma gerência maior no PMDB do que seu rival no PDSB: os votos em Vitória. Em 2010, quando disputou a eleição de deputado federal, Audifax foi o candidato mais votado na Capital, ganhando inclusive dos candidatos locais. Resultado que Vidigal não conseguiu repetir.

É nesse nicho eleitoral que o PMDB está de olho, para ver se transfere para o seu futuro candidato a prefeito, que tudo leva a crer que será o deputado federal Lelo Coimbra.

Na outra ponta ainda não está muito claro qual o tamanho da cunha de Vidigal no PSDB. Se depender da relação dele com o vice-governador, Cesar Colnago (PSDB) será grande. Mas lá tem Max Filho, que aposta em outros nomes. E tem também o ex-prefeito João Baptista da Motta, outro obstáculo que deve dificultar a entrega do partido na Serra para aliados de Vidigal.

Madalena, Vandinho, Valter e o PSB

Há um sentimento de decepção muito grande entre lideranças do PSB, sobretudo os mais antigos, com a ex-vice prefeita Madalena Santana. Ela saiu do partido, depois de 27 anos, indo filiar-se no PSDB, a pedido do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT).

Os mais antigos e próximos de Madalena viram na atitude dela um oportunismo muito grande e a todo o momento questionam se ela teria atendido ao pedido de Vidigal se Casagrande tivesse sido reeleito.

Eles também não concordam com a justificativa de Madalena, que seria a impossibilidade de militância na Serra, em função das divergências com o prefeito Audifax. Para eles, Madalena já não militava na Serra há pelo menos quatro anos.

Já a situação de Vandinho é uma verdadeira encruzilhada. Ele se indispôs com todo o PSB, do local ao estadual, mas estrategicamente o partido não tem dado respostas públicas para que ele não tenha motivos para pedir na Justiça Eleitoral a sua desfiliação, sem perder a condição de primeiro suplente, uma vez que Paulo Foleto reúne grandes chances de vencer a corrida para a prefeitura de Colatina em 2016.

Fora isso, Vandinho tem uma dívida de campanha registrada no TRE, de quase R$ 300 mil. O partido assumiu, mas já anunciou que pode deixar de pagar, caso Vandinho saia. Pesa também contra ele a maneira de fazer política, considerada muito individualista.

Muitos socialistas históricos têm se mostrados leais ao ex-governador Renato Casagrande. Mas um em especial está surpreendendo, tendo em vista a sua relação de amizade com Vidigal. É Sargento Valter, que todos apostavam que deixaria o partido, junto com Madalena, para atender ao pedido do ex-prefeito.

Valter além de se manter firme no partido, absorveu que o momento é do prefeito Audifax e do deputado estadual Bruno Lamas.

 

 

 

Serra é a cidade que mais gera emprego no Espírito Santo, confirma Caged

Os dados divulgados na última sexta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) confirmam que a Serra manteve a liderança na geração de...

Trinca Serra-Aracruz-Linhares no centro do mapa do emprego capixaba em 2025

Nestes dois primeiros meses do ano, o eixo Serra-Aracruz-Linhares está com tudo no que diz respeito a geração de empregos. Na verdade, não é...

Comunicado – 31/03/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 31-03-2025 - 2ª ediçãoBaixar

Evento de cervejas artesanais em Vitória terá aula show com Thiago Brum 

As cervejas artesanais conquistaram o paladar dos capixabas e dos brasileiros e estão ganhando cada vez mais espaço nos restaurantes, festas e até mesmo...

Corrida clandestina de carros e motos aterroriza moradores em rodovia da Serra

Moradores que possuem sítios às margens do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, denunciam que a nova rodovia está sendo usada como pista para...

Mais de 5,2 milhões de eleitores têm até 19 de maio para regularizar o título

Mais de 5,2 milhões de eleitores faltosos devem ficar em dia com a Justiça Eleitoral até 19 de maio. Eleitor faltoso é aquele que...

Klebson Carrera apresenta seu primeiro show solo neste sábado na Serra

O humorista Klebson Carrera sobe ao palco neste sábado (5), no Carone Mall, em Colina de Laranjeiras, na Serra, para apresentar seu primeiro show...

Criança de cinco anos morre após ser atingida por hélice de lancha em praia

JOSUÉ SEIXAS Uma criança de cinco anos morreu após ser atingida pelas hélices de uma lancha na praia do Gunga, localizada no município de Roteiro,...

Ficção científica de cineasta capixaba estreia na Serra e em Vitória esta semana

Uma invasão alienígena está prestes a começar… e o epicentro é a Serra! Isto porque será lançado neste fim de semana, o primeiro longa-metragem...
...