Um nova modalidade de vírus tem provocado uma grande aflição no mundo digital. Segundo a renomada empresa de Tecnologia da Informação(TI), a GFI Software, a ação de um vírus de nome ‘ramsonware‘, pertencente à categoria dos Crypto Lockers, vem causando grande prejuízo no mundo corporativo e doméstico.
O vírus se espalha por meio de anexos de e-mails, com extensões JPG, PDF, DOC e PPT, enviados em nome de remetentes conhecidos pela vítima, como órgãos públicos, organismos policiais, instituições bancárias ou de ensino. Ao infectar a máquina, o malware faz com que todos os arquivos do seu PC fiquem inacessíveis e exige o pagamento de um valor que será redirecionado diretamente para a conta bancária do cibercriminoso. De acordo com a GFI, esse resgate parte do valor de US$ 1.000,00 podendo chegar a valores muito maiores, dependendo do valor que a informação armazenada no computador tem para a vítima.
Há duas principais medidas que devem ser tomadas para não ser mais uma vítima desses crypto lockersé: realizar periodicamente cópias de segurança (Backup) de suas informações armazenadas no PC. A outra medida é ter muita cautela ao abrir e-mails e não clicar em links dentro de e-mails suspeitos.
Vale ressaltar que a criptografia do crypto locker é altamente sofisticada e sendo alvo dessa praga virtual será praticamente impossível recuperar suas informações. Sendo assim, não economize tempo e dinheiro deixando de fazer backups, pois nos tempos atuais não fazer backup é suicídio virtual e pode colocar em risco seus projetos e negócios.