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Obra atrasada do Estado deixa motoristas agarrados no trânsito por até 3 horas na Serra

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Obra em Carapina Governo do Estado Serra Trânsito
Trânsito ficou engarrafado por até três horas na Serra por causa da obra do Estado que está atrasada em Carapina, na Serra. Crédito: Divulgação

O que era para ser apenas mais uma volta para casa após um longo dia de trabalho se transformou em mais de três horas de engarrafamento. É claro que estamos falando do trânsito da Serra durante o final do dia e noite dessa quinta-feira (16). Na região de Carapina – onde estão acontecendo as obras atrasadas do Governo do Estado – o trânsito simplesmente parou por horas.

Quem tentava passar pela BR-101 se deparava com um longo engarrafamento. E quem fugia pela Avenida Norte Sul, encontrava a mesma cena. O verdadeiro ‘nó no trânsito’ fez com que o trajeto Serra x Vitória, que normalmente é realizado em 30 minutos ou menos, durasse de três a quatro horas.

A principal causa do engarrafamento é a obra Complexo Viário de Carapina, que ainda está sendo feita pelo Governo do Estado, mas deveria ter sido entregue em janeiro deste ano. As melhorias são importantes, pois, prometem melhorar a vida de milhares de motoristas, mas enquanto não é entregue, faz exatamente o oposto.

Quem enfrentou o trânsito da quinta-feira reclama. “Eu saí do meu trabalho por volta das 17 horas. Estava de carro e só fui conseguir chegar em Vitória depois das 20 horas. Os carros simplesmente não andavam, estava tudo parado. Somente as motos conseguiam passar nos corredores”, disse Edvania Pessoa.

A trabalhadora ainda reclamou dos atrasos da obra de Carapina. “É um absurdo atrasar a entrega de uma obra que interfere na vida de todo mundo. Sei que é importante e espero que a construção realmente cumpra o que promete, mas enquanto isso, vamos ficar sofrendo no trânsito? Carapina sempre teve engarrafamento, mas agora está muito pior”, reclamou.

Trajeto de 15 minutos durou 1h20

Já o morador da Serra, Juliano Corrêa, afirmou que gastou uma hora e vinte minutos para fazer um trajeto de no máximo 15 minutos. “Fiquei 1 hora e 20 minutos para dirigir da caixa d’água da Cesan, em Jardim Limoeiro, até o cruzamento da ArcelorMittal, no mesmo bairro. A Norte Sul simplesmente parou na noite da quinta”, disse.

Além da obra do Governo do Estado em Carapina, a Prefeitura da Serra também tem interditado ruas de dentro de Jardim Limoeiro por causa das obras do Binário da Avenida Norte Sul.

Obra do Estado na Serra está atrasada

Casagrande Semobi
Secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, e governador Renato Casagrande no início da implementação do viaduto. A então vice-governador, Jaqueline Moraes, também participou da solenidade. Crédito: Divulgação

As obras do Complexo Viário de Carapina estão custando R$ 76,5 milhões e deveriam ter sido entregues em dezembro de 2022. O prazo – anunciado pouco antes das eleições de 2022 – não foi respeitado pelo Governo do Estado, que até o momento, não informou uma data exata para entrega da construção.

É importante ressaltar que o Governo do Estado, antes do início do período eleitoral, iniciou a terceira etapa da obra (entenda as etapas abaixo) sem concluir a segunda. A medida foi vista, no meio político, como eleitoreira, já o governador Renato Casagrande (PSB) estava disputando a reeleição – da qual foi eleito.

A Semobi já foi acionada pelo Jornal Tempo Novo, mas preferiu não responder a demanda, deixando, desta forma, os moradores da Serra sem respostas para os seus questionamentos sobre a demora na entrega e os problemas que a obra causa no trânsito.

Apesar disso, em uma visita realizada em fevereiro na obra da Serra, o governador Renato Casagrande (PSB), prometeu entregar a obra em março.

Diariamente, motoristas enfrentam engarrafamentos na região de Carapina. A obra também acaba causando atraso nos ônibus do Transcol, o que faz muitos passageiros desceram dos veículos e seguirem andando até o trabalho.

Entenda a obra do Complexo Viário de Carapina

A primeira fase da obra foi o trecho da antiga Reta do Aeroporto (chamada atualmente de Rodovia das Paneleiras). Foram realizadas implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória, e calçada no sentido da Serra. Assim como serviços de drenagem, paisagismo e iluminação.

Já a segunda fase abrange o território da Serra até o viaduto que dá acesso à Rodovia do Contorno (BR 101). Por lá foram implantadas quatro faixas de rolamento por sentido, além de uma multiuso em cada sentido, que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus. Também foi implantada uma área de convivência e lazer com dez metros de largura no canteiro central.

A terceira e última etapa, da qual está em curso, corresponde à construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. A região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias e semáforos inteligentes. O viaduto vai ligar a pista lateral sentido Vitória com a Avenida João Palácios, onde está localizado o Shopping Mestre Álvaro.

A obra é uma das soluções apresentadas pelo Governo como forma de diminuir o tempo de deslocamento Serra x Vitória, dando fluidez a um dos principais gargalos que é o afunilamento das pistas após o viaduto que dá acesso ao Contorno de Vitória, em especial no cruzamento sentido do Hospital Vitória Apart que liga com a Avenida Norte Sul.

Obra do Binário da Norte Sul causa interdição em ruas na Serra

Binário da Norte Sul Serra
Crédito: Divulgação

A Prefeitura da Serra anunciou interdição em diversas ruas de Jardim Limoeiro por causa das obras do Binário da Avenida Norte Sul. A construção, neste momento, ainda não acontece na avenida, mas nas ruas de dentro do bairro.

As interdições estão acontecendo, neste momento, nas ruas Pedro Zangrande, Manoel Bandeira, São Pedro e Acácio Godim, sendo que o fechamento total é apenas na São Pedro e na Acácio Godim.

A obra, com investimento de R$ 69 milhões, vai contar com diversas intervenções para dar mais fluidez ao trânsito na região, que é intenso durante a semana, sobretudo no início do dia e à noite.

As melhorias acontecerão no trecho que vai da entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro, que ser tornará mão única em três faixas no sentido Vitória x Serra.

Confira as ruas de Jardim Limoeiro com interdição:

  • Rua Pedro Zangrande – entre a Avenida Brigadeiro e a Avenida dos Metalúrgicos – interdição total e interdição parcial na Avenida dos Metalúrgicos.
  • Rua São Pedro – interdição parcial entre Avenida Brigadeiro e a Rua Londrina / interdição total entre as ruas Londrina e Humberto de Campos.
  • Rua Acácio Godim – interdição parcial entre as ruas Pedro Zangrande e Castelo.
  • Rua Acácio Godim (lateral do supermercado Sempre Tem) – interdição total (apenas trânsito das indústrias locais).
  • Rua Manoel Bandeira – interdição parcial.

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