Cinco anos de obras, três empreiteiras e várias promessas não cumpridas de conclusão. Assim está a implantação da rede para coletar e tratar o esgoto dos bairros Praia, Lagoa e Balneário Carapebus, bairro inseridos na Área de Proteção Ambiental de Praia Mole. Além dos transtornos com a obra inacabada e insalubridade, moradores afirmam que a lentidão piorou a poluição nas lagoas Baú e Carapebus.
Presidente da Associação de Moradores de Praia de Caraebus, Anderson Soares, disse que a obra, que é de responsabilidade da Cesan, começou em 2014 e parou no final daquele ano. “Aí foi retomada durante a gestão Hartung. Depois disso, a Cesan prometeu entregar em abril de 2018. Não cumpriu, denunciamos ao Ministério Público, que fez reunião com a Cesan aonde a empresa prometeu entregar em dezembro. Mas depois pediu para estender prazo para janeiro e, na sequência, disse que concluiria em março. Estamos já no final do mês, a obra está em ritmo lento e ainda falta ligar uma elevatória e instalar bombas ao longo de trechos da rede”, aponta.
Anderson disse que a maioria da comunidade contava com fossas em casa, que eram limpas periodicamente pela prefeitura ou mesmo contratando serviços particulares. “Mas quando começaram a implantar a rede muitos moradores passaram a ligar o esgoto, pois faltou comunicação da Cesan. Como a rede não estava em operação, o esgoto passou a cair nas lagoas (Baú e Carapebus), que perderam a balneabilidade e até para pescar ficou ruim, pois a sujeira está fazendo proliferar plantas aquáticas”, explica.
O líder comunitário acrescenta que ficou indignado durante reunião recente do Conselho da Apa de Praia Mole, quando um representante da Cesan teria prometido novo prazo, agora julho.
Conselheiro voluntário da Unidade de Saúde e membro do movimento comunitário de Praia de Carapebus, Wesley Furtado, é outro que reclama da situação. “Estamos cansados de prazos e promessas. Muita gente ligou à rede sem o serviço estar pronto. Ontem mesmo tinha uma piscina de esgoto no meio da rua perto da lagoa do Baú. E ainda tem o afundamento do asfalto onde as redes foram implantadas, fica até perigoso dirigir nessas ruas”, aponta.
Cesan
Na tarde de ontem (25) a Cesan disse que o cronograma da obra foi alterado e a conclusão agora está prevista para junho próximo. Quanto a falta de comunicação alegada pelos moradores, a Companhia já havia rebatido em setembro do ano passado, afirmando que fez reuniões e esclarecimentos junto a comunidade.
E no final do ano passado a Cesan disse que a principal elevatória do novo sistema da região já havia entrado em operação, mas pediu ao moradores que esperem a finalização das obras que que façam a ligação à rede.
Desde janeiro de 2015 o esgoto do município passou a ser gerido através da Parceria Público Privada (PPP) Cesan / Ambiental Serra.