Apesar de já ter realizado o processo de licitação em 2019, a Prefeitura da Serra ainda não sabe quando irá iniciar a obra que transformará um longo trecho da Avenida Norte Sul em mão única – mudança essa que deveria ter sido entregue há mais de doze meses. O binário seria feito entre a entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina, e o cruzamento da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro. A previsão inicial do Município era gastar 10 milhões com as alterações, que até hoje sequer saíram do papel.
De acordo com o projeto feito pela prefeitura, a partir da mudança, os motoristas que saem de Laranjeiras pela Norte Sul terão que passar pela Avenida Lourival Nunes, conhecida como rua da caixa d’água da Cesan, até a Avenida dos Metalúrgicos, para acessar a Norte-Sul novamente.
O projeto prevê três faixas de rolamento na rodovia e três na Avenida Lourival Nunes. Como atualmente a Norte Sul tem quatro faixas e funciona em mão dupla, uma delas vai se transformar em ciclovia. Um estudo feito pelo Município mostrou que essas modificações trariam benefícios para os motoristas, já que engarrafamentos seriam evitados.
O TEMPO NOVO acompanha as movimentações feitas para a viabilização da obra desde o anúncio oficial: 9 de janeiro de 2019. Na ocasião, o atual prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), informou que as mudanças começariam a ser realizadas em abril do mesmo ano e seriam finalizadas em 12 meses, ou seja, em abril de 2020.
No entanto, ao ser questionada sobre o motivo da obra ainda não ter acontecido, a administração municipal afirmou – em nota enviada no mês de outubro deste ano – que a empresa responsável estaria realizando um projeto de macrodrenagem que seria entregue ainda naquele mês, para depois, “seguir com as etapas seguintes de projeto”.
Já agora, em novembro, a Prefeitura da Serra disse que a empresa entregou o projeto de macrodrenagem, mas afirmou que ainda está captando recursos para a obra – que já foi licitada. É importante lembrar, que segundo o anúncio oficial da época, o dinheiro dessa obra teria sido conquistado através de um empréstimo junto a Caixa Econômica Federal.
O Município também foi questionado sobre os prazos para início e término das modificações, mas não respondeu as perguntas enviadas. Também não foi informado qual empresa é a responsável pela construção e os dados não foram encontrados pela reportagem no Portal da Transparência da cidade.
Proposta é antiga, mas nunca saiu do papel
A proposta de realizar essas alterações no trecho da Norte Sul não é nova. No ano de 2017, o Município anunciou pela primeira vez que implantaria o sistema binário no trecho em 2018 e que estava em busca de recursos para realizar as modificações na pista. Um estudo feito pela prefeitura foi mostrado para os moradores de Jardim Limoeiro, que aprovaram. Com isso, a promessa era que o projeto saísse do papel em abril de 2019.
Como isso não ocorreu, em 9 de julho de 2019, a prefeitura informou que a ganhadora da licitação havia pedido um aumento no prazo de entrega, “pois precisou incluir um estudo de macrodrenagem na região de Jardim Limoeiro”. Esse é o projeto, que segundo o Município foi entregue no mês passado. Agora, a nota oficial da prefeitura diz que: “a empresa já entregou o projeto de macrodrenagem (e) a prefeitura está captando recursos para a obra”.