Categories: Meio Ambiente

Obra para conter encosta degrada nascentes em Planalto Serrano

GiovanI contou que cresceu bebendo a água das nascentes que foram atingidas. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

A obra de estabilização que a Prefeitura está fazendo numa encosta no Bloco A em Planalto Serrano degradou nascentes que existem no local. De acordo com moradores, cerca de 12 olhos d’agua estão sendo aterrados empresa pela Onix Construções S /A, a empreiteira que está executando a obra.

O morador Giovani Silva Farias, relata que chegou a alertar um encarregado da empresa sobre as nascentes. Mas dias depois presenciou o aterro delas durante a execução da obra. “É triste ver uma situação como essa e não pode fazer nada. Sei que a encosta vai ser importante para que não haja mais deslizamentos, mas eu que cresci bebendo dessa água limpa, fico indignado com o descaso”, critica.

Segundo a moradora Silvana Moraes, a água das nascentes que antes era abundante e utilizada pela comunidade, hoje se resume a pequenos fios de água que resistiram à degradação. “Elas (as nascentes) foram todas soterradas pela obra. Algumas eram tão abundantes que surgiram novamente em pequenos fios de água que foram direcionados para uma espécie de piscina. A empresa tem utilizado essa água para diminuir a poeira causada pela obra o que é um verdadeiro desperdício” completou.

Ainda segundo Silvana, a cerca de 20 anos, essas nascentes chegaram a abastecer parte da comunidade, principalmente nos períodos de interrupções de abastecimento por parte da CESAN.

A Secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, disse que fiscais estão acompanhando a obra. “Oficiamos a Seob (Secretaria Municipal de Obras) que apresente estudo apontando a origem dessa água e como ficará a drenagem dela, por enquanto não podemos afirmar que se tratam de nascentes”, pondera, apesar da afirmação contrária dos moradores e do que confirmou a própria reportagem.

Andreia falou que quando o projeto para licenciamento foi apresentado, não havia informação de nascentes no local. E que a empreiteira Ônix chegou a ser multada em R$ 50 mil por ter jogado terra numa área de preservação nas proximidades.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás