Categories: Meio Ambiente

Obra para reforçar abastecimento será autorizada amanhã (23)

Rio de Nova Almeida vai atender 150 mil pessoas no Civit e Serra-sede. Foto: Divulgação/Cesan.

Por Bruno Lyra

Pelo jeito é o rio Reis Magos que vai salvar a Serra da falta d´água. Nesta sexta (23), às 10h, será assinada a ordem de Serviço para o início das obras para captação, tratamento e distribuição da água do rio. A solenidade acontecerá no Palácio Anchieta e a obra será feita pela Cesan. O custo estimado é de R$ 69 milhões.

Esta iniciativa é uma esperança para que os serranos não voltem a correr tanto risco de ficarem com as torneiras secas, já que não há ainda previsão para a construção de barragens no rio Santa Maria, manancial que abastece a cidade. Nem no Jucu, que atende o sul da Grande Vitória.

O projeto do Reis Magos, segundo a assessoria da Cesan, tem custo estimado em R$ 69 milhões. Ele deve gerar, a princípio, com 500 litros por segundo de água tratada. E deve atender as regiões da Serra Sede e Civit. Mas a previsão é que fique pronto só no 2º semestre de 2016.

Em maio, a então presidente da Cesan, disse que a captação será na região de Putiri. No local, será construída uma estação de tratamento de água e instalados cerca de 15 km de adutoras para levar a água já tratada para um reservatório na Serra  Sede. Cerca de 150mil pessoas serão beneficiadas.

O Reis Magos tem suas cabeceiras nas montanhas de Santa Teresa e Fundão e deságua em Nova Almeida.  Enquanto o reforço não chega, o fantasma do desabastecimento é cada vez mais real na Serra.

O rio Santa Maria está com uma vazão de 2,7 mil litros por segundo, conforme dados apurados pela Agência de Recursos Hídricos na última quarta (21). É praticamente isto que está sendo captado pela Cesan no rio (dados de ontem ,22).

Esta pequena vazão está sendo garantida pela água represada na hidrelétrica de Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá. Porém, sem chuva, a represa segue baixando. Na última quinta ela estava com 17 bilhões de litros (65% da capacidade). “Se não chover dá para o abastecimento humano até abril”, disse o diretor da Agerh, Paulo Paim.

No entanto Paim não precisou quando a água pode ser cortada para empresas e indústrias. Vale e ArcelorMittal Tubarão já tiveram o fornecimento reduzido por conta da crise.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Após ser baleado, homem morre em quintal na Serra

Crédito: Divulgação Na manhã deste domingo (13) um homem foi assassinado a tiros no bairro Mestre Álvaro, na Serra. O…

18 horas atrás

Serra mobiliza mais de 500 pessoas em rede de solidariedade em Nova Almeida

Foto: Filipe Oliveira Mais de 500 pessoas, entre servidores municipais, voluntários e equipes de apoio, foram mobilizadas para acelerar os…

2 dias atrás

Serra ganha novas linhas de ônibus do Transcol; veja quais

Foto: divulgação A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) divulgou que três novas…

2 dias atrás

EDP e Polícia Civil flagram furto de energia na Serra

Foto: divulgação Em ação conjunta, a Polícia Civil e a EDP, concessionária de energia, encontraram uma ligação direita casos de…

2 dias atrás

Feriado com gastronomia e cultura no 1º Fest Santo Manguinhos

ES-010, em Manguinhos, na Serra. Crédito: Nelson Júnior O feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de…

2 dias atrás

Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial na Serra

Alerta de chuvas para o litoral capixaba nesta sexta-feira (11). Foto: Inmet Após as chuvas atingirem várias partes da Serra…

3 dias atrás