As obras do Contorno do Mestre Álvaro estão a todo vapor e devem ser entregues no próximo ano. Quem está acompanhando de perto a importante obra para a mobilidade urbana da Grande Vitória é o prefeito da Sera, Audifax Barcelos (Rede). De acordo com ele, 36 bairros da cidade serão beneficiados com redução do trânsito, após a finalização da construção.
O Governo Federal, responsável pelo contorno, deu prazo até o fim de 2021 para a entrega da obra, que está sendo realizada através do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). A empreiteira responsável é a Contractor. Segundo Audifax, um total de R$ 60 milhões foi garantido para avançar com as obras neste ano. O prefeito disse ainda que o montante foi somado aos R$ 100 milhões já liberados pelo Governo Federal em 2019.
“A expectativa é que com o novo contorno, com 19 quilômetros de pistas duplas, a gente consiga diminuir em 35% o trânsito pesado que passa pela área urbana da BR 101. Espera-se que mais de 15 mil veículos deixem de circular pela região todos os dias. Ao todo, 36 bairros da Serra serão impactados com a redução no trânsito”, avaliou Audifax.
De acordo com a Contractor Engenharia, os trabalhos estão dentro do cronograma estipulado. Atualmente, a empresa está fazendo terraplanagem, desmonte de rocha, construção de viadutos e construção das vias elevadas, ao longo dos 19 quilômetros.
Ainda de acordo com a Prefeitura da Serra, a obra vai melhorar a logística e deve atrair mais investimentos para o município. Com o trânsito pesado da BR 101 passando para o Contorno a via será requalificada, e ganhará empreendimentos mais nobres na área de comércio e serviços, shopping, polos comerciais e conjuntos habitacionais. Além disso, o próprio Contorno do Mestre Álvaro vai atrair empresas do setor logístico, nas áreas permitidas, e potencializar o turismo naquela região.
O Contorno do Mestre Álvaro fará parte da BR-101, ligando a região do Contorno de Vitória à Chapada Grande, ao norte da PRF na Serra. A nova pista deve tirar parte do tráfego do atual traçado da 101 entre Carapina e Serra Sede, trecho que deve ser municipalizado. A expectativa é que o contorno seja entregue até o fim do ano que vem e novos trabalhadores sejam contratados no decorrer das obras.
Conforme informado pelo TEMPO NOVO, em março deste ano, os impactos à natureza, gerados elas obras são expressivos. Na época, a reportagem percorreu um longo trecho da construção e constatou que apesar de em alguns pontos existirem telas para impedir o carreamento de barro dos taludes de cortes e aterros, elas não conseguiram impedir que volumes expressivos de barro fossem parar em córregos, brejos e lagoas.
Esses impactos afetam águas que formam os alagados do Mestre Álvaro (ao sul e centro do traçado) e das cabeceiras da lagoa Juara (ao norte). O desmatamento também é marcante, sobretudo nos vales dos córregos que descem para a lagoa Juara.
Segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), órgão responsável pelo licenciamento da obra, 34,4 hectares de florestas em estágio inicial e médio de recuperação foram derrubados. Isso em Área de Preservação Permanente (APP). A matéria completa sobre os impactos no meio ambiente pode ser acessada clicando aqui.
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