Com seus 540 mil habitantes, a Serra ocupa a 42ª posição na lista dos 5.570 municípios brasileiros. O IBGE estima que em 2030 a cidade atinja a marca de 1 milhão de moradores. Por isso, o município, ancorado também em investimentos do Governo do Estado e Federal, está fazendo obras estruturantes de mobilidade que podem mudar o desenho urbano da Serra e permitir que a cidade prossiga com o ritmo de crescimento.
Rotatória do Ó e Binário da Norte Sul
O Contorno do Mestre Álvaro está sendo feito pelo Governo Federal. A nova via vai ligar o trecho da altura do posto da PRF em Chapada Grande ao trevo próximo ao condomínio Alphaville. A via terá quase 19 quilômetros de pistas duplas. A expectativa é que cerca de 15 mil veículos deixem de circular pela atual BR-101 entre Serra Sede e Carapina. Além de desafogar o trânsito, a obra vai dar outra cara para o atual traçado da 101 que será municipalizado e mudará de nome.
Após ser concluído, o Contorno passará a ser a nova BR-101. Com isso, espera-se mais agilidade e menos burocracia na aprovação de projetos. Cerca de 40% da obra está concluída e a expectativa é terminar em 2022.
A Prefeitura da Serra está tocando duas obras de mobilidade tidas como fundamentais: orçada em R$ 44 milhões, a obra da Rotatória do Ó vai eliminar o maior gargalo de mobilidade urbana intra-municipal. O local faz a ligação da BR-101 com a ES-010. São cerca de 100 mil veículos por dia que transitam por lá. Com a obra, será aberto um corredor viário que bifurcará para a área industrial do Civit II e para Morada de Laranjeiras/Portal de Manguinhos, que tem potencial de ser o próximo eixo de expansão urbana da região da Grande Laranjeiras.
Já a obra do Binário da Norte-Sul que ainda está em fase de projeto custará R$ 30 milhões. Será feita da entrada da ArcelorMittal Tubarão, em Carapina até o cruzamento da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro. Esse trecho se tornará de mão única em três faixas no sentido Vitória x Serra. O projeto prevê ainda que os motoristas que seguirem no sentido oposto terão que passar pela Avenida Lourival Nunes (paralela a Norte Sul). Cerca de 1,7 quilômetro vai receber a alteração.
Trevo de Carapina e Rodovia das Paneleiras
O Trevo de Carapina e a Rodovia das Paneleiras é uma obra do Governo do ES no valor de R$ 76.538.000,00. A intenção é acabar com o trânsito no atual trecho da BR-101 em Carapina. A Reta do Aeroporto (rebatizada como Rodovia das Paneleiras) terá pista triplicada; já a transição da BR-101 para a Avenida Norte-Sul ganhará um viaduto, eliminando semáforos e desobstruindo o trânsito.
Serão implantados novos acessos viários aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles, a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias e semáforos inteligentes. Com a obra, espera-se que diminua radicalmente o tempo gasto entre Vitória e Serra, possibilitando o maior intercâmbio entre as cidades. A expectativa é que a obra traga consigo novos projetos imobiliários de alto padrão, destinados aos moradores da capital que queiram morar na Serra.
Contorno de Jacaraípe e recuperação da Abdo Saad
Duas obras fundamentais para a região litorânea da Serra estão sendo feitas pelo Governo do Estado. Contorno de Jacaraípe, com a construção de 8,5 quilômetros de via desde a Avenida Minas Gerais, em Jacaraípe, até Nova Almeida, com investimento de R$ 89 milhões. Essa obra vai retirar de dentro de Jacaraípe o trânsito de caminhões pesados, que passarão a trafegar por fora da orla, deixando um ambiente propício ao turismo.
O Contorno de Jacaraípe pode fomentar o oeste do balneário rumo a novas plantas imobiliárias, como loteamentos e condomínios; ou mesmo servir como novas áreas de expansão industrial. A outra obra é a reconstrução da Avenida Abdo Saad com valor de R$ 37 milhões. A via será urbanizada para melhorar as atividades turísticas, dando mais qualidade de vida, segurança e conforto para moradores e visitantes. Essas duas obras podem devolver o protagonismo turístico de Jacaraípe.
Contorno do Mestre Álvaro
O Contorno do Mestre Álvaro está sendo feito pelo Governo Federal. A nova via vai ligar o trecho da altura do posto da PRF em Chapada Grande ao trevo próximo ao condomínio Alphaville. A via terá quase 19 quilômetros de pistas duplas. A expectativa é que cerca de 15 mil veículos deixem de circular pela atual BR-101 entre Serra Sede e Carapina.
Além de desafogar o trânsito, a obra vai dar outra cara para o atual traçado da 101 que será municipalizado e mudará de nome. Após ser concluído, o Contorno passará a ser a nova BR-101. Com isso, espera-se mais agilidade e menos burocracia na aprovação de projetos. Cerca de 40% da obra está concluída e a expectativa é terminar em 2022.
A Prefeitura da Serra anunciou que vai distribuir uniformes e kits de material escolar para 70 mil alunos. Crédito: Divulgação…
A praia de Jacaraípe, na Serra, será palco de diversas atividades esportivas e shows musicais gratuitos, na Praça Encontro das…
A tradicional festa de São Sebastião, em Manguinhos reúne a tradição do congo, com shows ao vivo e muita religiosidade. Crédito:…
A Fortlev abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação…
A dirofilariose canina, também conhecida como "verme do coração", é uma doença parasitária grave que afeta os cães. Crédito: Freepík…
Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. Crédito:…