Direito no Cotidiano

Obrigação de pagar condomínio se inicia com a disponibilidade das chaves

A terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou a tese de que o comprador deve pagar as taxas condominiais desde o recebimento das chaves ou, em caso de recusa ilegítima, a partir do momento no qual as chaves estavam à sua disposição.

Com essa decisão a Terceira turma negou provimento a recurso especial ajuizado por três compradores de imóveis de um mesmo condomínio, que se negavam a pagar a taxa condominial por não terem pegado as chaves, apesar destas já estarem disponíveis.

A negativa em pegar as chaves se deu por opção dos compradores que aguardavam o desfecho de uma outra ação que versava sobre penhora de outros imóveis. Contudo, a Construtora já havia deixado as chaves à disposição dos compradores, se eximindo em juízo pelo pagamento das taxas condominiais, por entender que caberia aos compradores fazer o pagamento.

O relator do julgamento, Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, apontou precedente da Corte segundo o qual é a relação material com o imóvel, consistente na imissão da posse, que define o momento em que o comprador passa a ser responsável pelas taxas. Assim, a recusa em receber as chaves não pode eximir o comprador dessa responsabilidade.

Para o ministro “A resistência em imitir na posse (e de receber as chaves) configura mora da parte adquirente, pois deixou de receber a prestação devida pelo alienante (no caso, a construtora). Nessa circunstância, o artigo 394 do Código Civil deixa claro que considera-se em mora o credor que não quiser receber o pagamento e/ou a prestação no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer”.

De fato, já a bastante tempo o STJ definiu a entrega das chaves como marco inicial da obrigação de pagamento das taxas condominiais, com tal entendimento já se encontrando sedimentado nas diversas instâncias judiciais. O diferencial da decisão em comento, se dá no sentido de esclarecer que mesmo que o comprador não pegue efetivamente as chaves, estando estas disponíveis, inicia-se a obrigação condominial em nome do comprador.

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Encontro de Xadrez gratuito agita terças em shopping na Serra

O Encontro de Xadrez acontece uma vez por semana, toda terça-feira, das 18h às 22h, no Piso L2, em frente…

50 minutos atrás

Volta às aulas: alunos estão proibidos de usar celulares nas escolas da Serra

Foto: Divulgação/Agência Brasil Após ser aprovada no Congresso a lei que proíbe o uso de telefones celulares nas escolas, a…

59 minutos atrás

Estado abre processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.913

O Governo do Estado abriu processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.913. Crédito: Divulgação…

1 hora atrás

Uso de celulares por estudantes da rede estadual está proibido

Já está em vigor a nova legislação que regulamenta o uso de celulares nas escolas da educação básica no Espírito…

18 horas atrás

Câmara vota hoje prevenção e combate ao bullying nas escolas da Serra

Vereadores durante a primeira sessão ordinária de 2025. Crédito: Divulgação/Sanderson Almeida Deve ser votado durante a sessão desta segunda-feira (3),…

18 horas atrás

Serra lidera a geração de empregos em 2024 – confira as áreas que mais contrataram

Crédito: Divulgação Com dados de 2024 fechados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Serra mostra mais uma vez que…

18 horas atrás