Por Conceição Nascimento / Yuri Scardini
A ocupação de várias escolas da Serra por estudantes contrário à PEC 241, preocupa a Justiça Eleitoral e pode jogar um tempero ainda desconhecido no resultado do segundo turno da eleição para prefeito. Isso porque, a maioria das escolas são pontos de votação para o próximo domingo (30) e não há definição de como a Justiça vai proceder em cada caso. Somados os eleitores que votam nas escolas ocupadas onde há seções eleitorais (até o fechamento desta edição, às 17h), são 51.179 – cerca de 17% do total da cidade.
Na ata da reunião entre representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e líderes estudantis na última quinta-feira (27), a Justiça deixa explícita a preocupação, pois entende que pode “inibir o comparecimento do eleitor para exercer seu direito constitucional”. Além disso, representantes do Judiciário admitem que mudanças nos locais de votação, poderiam criar confusão e falta de informação junto aos eleitores. Estes fatores somados a um cenário eleitoral acirrado entre os candidatos Audifax Barcelos (Rede) e Sérgio Vidigal (PDT) podem jogar um elemento inesperado no resultado final da votação já que a possibilidade de aumento dos índices de abstenção é vista como possível.
No mesmo documento, os representantes dos estudantes e a Justiça acordaram que não haveria mudanças nos locais de votação. Mas até o fechamento desta edição, a votação em três escolas já havia sido transferida para outros locais: o Aristóbulo Barbosa Leão foi substituído pelo colégio particular Cedaf em Limoeiro; o Dom João Batista da Motta e Albuquerque foi substituído para a Escola Elpidia Coimbra, em André Carloni e o Sizenando Pechincha pela Faculdade Faserra em Barcelona.
Segundo o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Harley Brito, o movimento de ocupação das escolas deve crescer. “Esperamos que o movimento cresça e que os cortes previstos na PEC não tenham rebatimentos na Educação e Saúde. O acordo (entre estudantes e TRE) não foi tão difundido e não conseguiu contemplar a todos os estudantes. Ainda existem muitas escolas a serem ocupadas. A finalidade da ocupação é chamar a atenção das autoridades”, lembra.
Os estudantes protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que congela gastos do Governo Federal pelos próximos 20 anos. A matéria está tramitando no Senado.
Confira as escolas já ocupadas até o fechamento desta edição:
O evento continuará sua itinerância entre os shoppings ao longo do ano, criando novas oportunidades para os expositores/ Divulgação Quem…
Reprodução Google Maps Na próxima terça-feira (4), às 19h30, a cidade de Serra será palco de um evento de grande…
Presidente da Câmara da Serra, Saulinho, participa da ação Praia Limpa e reforça compromisso ambiental/ Divulgação Mais uma edição da…
A unidade de saúde foi inaugurada em outubro de 2023. Reprodução Leitor Tempo Novo Um incêndio na área da Unidade…
O detento Alex Barbosa da Silva estava foragido do Sistema Penitenciário desde o dia 23 de outubro de 2024/ Divulgação…
Formatura Guarda Civil/ Foto: Samuel Chahoud/Acervo Secom Novos 150 agentes da Guarda Civil Municipal da Serra se formaram nesta sexta-feira…