Categories: Política

Ocupação de escolas na Serra pode mexer no resultado da eleição

Até às 18h da quinta-feira (27) havia dez escolas ocupadas por estudantes. Foto: Fábio Barcelos

Por Conceição Nascimento / Yuri Scardini

A ocupação de várias escolas da Serra por estudantes contrário à PEC 241, preocupa a Justiça Eleitoral e pode jogar um tempero ainda desconhecido no resultado do segundo turno da eleição para prefeito. Isso porque, a maioria das escolas são pontos de votação para o próximo domingo (30) e não há definição de como a Justiça vai proceder em cada caso. Somados os eleitores que votam nas escolas ocupadas onde há seções eleitorais (até o fechamento desta edição, às 17h), são 51.179 – cerca de 17% do total da cidade.

Na ata da reunião entre representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e líderes estudantis na última quinta-feira (27), a Justiça deixa explícita a preocupação, pois entende que pode “inibir o comparecimento do eleitor para exercer seu direito constitucional”. Além disso, representantes do Judiciário admitem que mudanças nos locais de votação, poderiam criar confusão e falta de informação junto aos eleitores. Estes fatores somados a um cenário eleitoral acirrado entre os candidatos Audifax Barcelos (Rede) e Sérgio Vidigal (PDT) podem jogar um elemento inesperado no resultado final da votação já que a possibilidade de aumento dos índices de abstenção é vista como possível.

No mesmo documento, os representantes dos estudantes e a Justiça acordaram que não haveria mudanças nos locais de votação. Mas até o fechamento desta edição, a votação em três escolas já havia sido transferida para outros locais: o Aristóbulo Barbosa Leão foi substituído pelo colégio particular Cedaf em Limoeiro; o Dom João Batista da Motta e Albuquerque foi substituído para a Escola Elpidia Coimbra, em André Carloni e o Sizenando Pechincha pela Faculdade Faserra em Barcelona.

Segundo o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Harley Brito, o movimento de ocupação das escolas deve crescer. “Esperamos que o movimento cresça e que os cortes previstos na PEC não tenham rebatimentos na Educação e Saúde. O acordo (entre estudantes e TRE) não foi tão difundido e não conseguiu contemplar a todos os estudantes. Ainda existem muitas escolas a serem ocupadas. A finalidade da ocupação é chamar a atenção das autoridades”, lembra.

Os estudantes protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que congela gastos do Governo Federal pelos próximos 20 anos. A matéria está tramitando no Senado.

Confira as escolas já ocupadas até o fechamento desta edição:

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

7 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

8 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

13 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

13 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

14 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

15 horas atrás