Nesta terça (8), às 19h, será inaugurado na Serra um espaço para desenvolver em alunos serranos um olhar crítico sobre cinema. É o Cineclube Aroca que acontece no Espaço Madame Lubiana, em Manguinhos.
O projeto cineclube tem apoio da lei Chico Prego e vai trabalhar com alunos da Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Nascimento de Jacaraípe ao longo de 2016. Nesta primeira sessão serão exibidos três curtas capixabas, A lenda de Proitnier, da serrana Luiza Lubiana; No principio era o verbo, de Virgínia Jorge; e Brilhantino, de Ériton Bercaço, e um curta baiano, Doido Lelé, de Ceci Alves.
Após a exibição de cada filme será aberto um espaço para debate entre os espectadores.
No ano de 2016 continuarão as exibições de vídeos, de fevereiro a agosto, e serão trabalhadas oficinas de crítica cinematográfica com os alunos de Jacaraípe.
“Este trabalho faz parte de um projeto da Lei Chico Prego, da Satírica Filmes, que vai agraciar os alunos do Francisco Nascimento e vai desenvolver o trabalho de crítica cinematográfica. Serão exibidos curtas e longas de diretores com uma visão fora do lugar-comum, duas quartas-feiras por mês. A escola já assumiu um compromisso e cada sessão terá 30 alunos”, conta Luiza Lubiana, uma das coordenadoras do projeto.
O Espaço Madame Lubiana fica na Praia da Baleia, entre Jacaraípe e Manguinhos. Contato pelo 3034-9083.