Categories: Notícias

Oficina de sabão ecológico de graça na Serra

Qualquer morador das comunidades onde há o projeto De Olho no Óleo pode participar, basta se inscrever na associação de moradores. Foto: Divulgação

Não sabe o que fazer com aquele óleo de cozinha velho? Uma boa dica é aprender a reutilizar o produto por meio do sabão ecológico.

Na Serra existe o projeto De Olho no Óleo, que tem como objetivo a educação ambiental ressaltando os benefícios ambientais da coleta seletiva do óleo de cozinha, de forma a contribuir para a diminuição dos impactos negativos desse resíduo sobre o meio ambiente.

Dentre as atividades do projeto está a oficina de eco sabão. E nesta quarta-feira (09), será a vez dos moradores de São Diogo receberem a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Também já estão agendados mais três eventos: um em São Patrício (15/09) e dois em Novo Horizonte (nos dias 17 e 22/09).

Até o final de outubro, a expectativa é realizar entre 10 e 12 oficinas de eco sabão, com a participação de aproximadamente 200 moradores das regiões de Laranjeiras, Civit e Praia.

Qualquer morador das comunidades onde há o projeto pode participar, basta se inscrever na associação de moradores de seu bairro.

Nas oficinas, os moradores aprendem a reutilizar o resíduo do óleo de cozinha coletado no próprio bairro. Além de evitar que estes resíduos de óleo sejam despejados no ambiente e nas redes de esgoto, a produção de sabão ecológico gera economia financeira aos moradores participantes.

De Olho no Óleo

O projeto De Olho no Óleo tem como objetivo organizar e implantar um sistema comunitário de coleta e destinação adequadas o resíduo de óleo vegetal domiciliar no município da Serra, em locais indicados pelas associações de moradores e os supermercados, sensibilizando a população a respeito dos prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado desse resíduo doméstico.

Entre as ações desenvolvidas estão entrega dos coletores – dois coletores de óleo tipo “bombona” para cada associação participante do projeto e um coletor padrão para o descarte das garrafas PET com óleo e um banner do projeto para cada supermercado; além de palestras educativas nas escolas municipais de ensino fundamental e nas associações de moradores dos bairros que participam do projeto.

Também fazem parte das ações a distribuição de material educativo; a entrega de adesivo da campanha e um biocoletor domiciliar para os moradores participantes e ainda as oficinas de sabão ecológico.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

Crédito: divulgação. O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante…

38 minutos atrás

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

A Prefeitura da Serra anunciou entrega de uniformes e kits de material escolar para 65 mil alunos. Crédito: Divulgação O…

45 minutos atrás

Comunicados – 05/02/2025

publicidade legal - 05-02-2025Baixar

1 hora atrás

Motociclista escapa por pouco da morte ao ser atropelado por carreta na Serra

O motociclista escapou por pouco da morte ao ser atropelado por uma carreta, na BR-101, na Serra. Crédito: Divulgação Um…

2 horas atrás

Jovem é detido suspeito de agredir e estuprar ex-namorada de 16 anos na Serra

Foto: Divulgação/PCES Na noite de segunda-feira (03), um adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Militar após suspeita de…

2 horas atrás

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

19 horas atrás