O deputado federal Sérgio Vidigal (PMDB) mostrou sintonia com o governador Paulo Hartung (PMDB), no Palácio Anchieta, segunda-feira (16) durante a reunião para discutir a permanência do Fórum na Serra sede. Hartung fez questão de destacar que estava recebendo o grupo de representantes do município atendendo ao pedido do ex-prefeito da Serra. Ao longo da reunião, outros temas foram abordados por ambos, e o governador se referia ao prefeito como Sérgio, demonstrando que os dois mantêm contatos frequentes sobre temas da cidade. Detalhe: ninguém da administração do prefeito Audifax Barcelos (Rede), adversário político de Vidigal, esteve no encontro.
Me engana que eu gosto
Em meio ao caos que se instalou com o derrame de lama com rejeitos de minério no rio Doce, fruto do crime ambiental ocorrido com o rompimento das barragens da Samarco, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, veio a público e garantiu que a “água do Rio Doce não está contaminada e pode ser consumida pela população sem riscos”. E mais, prometeu beber água do rio e comer peixe pescado em Colatina. A afirmação foi feita em reunião com deputados e senadores capixabas.
Comissão do rio morto
O deputado Da Vitória (PDT), presidente da Comissão de Representação da Assembleia Legislativa que acompanha a tragédia ocorrida no rio Doce, foi eleito nesta quarta-feira (18) vice-presidente da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica (Cipe Rio Doce), composta por parlamentares capixabas e mineiros. A presidente da Cipe é a parlamentar mineira Celise Laviola (PMDB).
É fundo
O deputado Givaldo Vieira (PT) apresentou requerimento para criação de um fundo especial que será destinado à revitalização do Rio Doce, por meio da recuperação de nascentes e outras ações. O pedido tem aceno positivo da presidente Dilma Rousseff (PT), segundo Givaldo, e os recursos seriam provenientes de indenizações às empresas responsáveis pelo desastre ambiental em Mariana, que prejudica Minas Gerais e Espírito Santo.
Desprestígio
Durou menos de meia hora a solenidade para assinatura de ordem de serviços para melhoria na iluminação pública do bairro Barcelona. Poucos acompanharam a solenidade e nem o prefeito compareceu, sendo representado pelo secretário de Serviços, Samuel Dias.
No escurinho
Apesar da animação dos organizadores, que planejaram uma bela festa, as comemorações pelo manifesto LGBT, ocorridas no domingo (15) em Jacaraípe, foram sofridas. A prefeitura cedeu a estrutura de palco, mas não disponibilizou equipe de apoio ao evento, que contou com a participação solitária do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marlon Amorim. Além disso, com os refletores apagados, a insegurança imperou, já que a Polícia Militar avisara que não entraria no espaço do evento às escuras.
Audifax x Bruno
Com eleições comunitárias cada vez mais acirradas, salta aos olhos a superprodução da chapa da atual presidente Deborah Alves que tenta a reeleição na Associação de Moradores de Laranjeiras. A chapa conta com apoio do prefeito Audifax Barcelos (PDT). Há outras duas chapas na disputa. Uma delas, liderada por Assis Borges, ferrenho opositor de Deborah, tem apoio do deputado estadual Bruno Lamas (PSB). O pleito acontece neste domingo (29).