A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa/ES) registrou oito casos de Mpox em 2024. O resultado das coletas realizadas até a semana epidemiológica (SE) 34 (semana vigente), foi divulgado nesta sexta-feira (23).
A Sesa esclarece ao Tempo Novo que havia sido divulgado anteriormente o número de 48 casos confirmados, entretanto, trata-se do número de amostras positivas e não de pacientes. “Pois, por conta a um caso suspeito de Mpox, são coletadas várias amostras do mesmo paciente referentes aos locais em que existem lesões aparentes no corpo”.
Dessa forma, de janeiro de 2024 até o momento, foram encaminhadas ao Lacen/ES para análise 577 amostras. Sendo 48 positivas, que pertenciam a oito pacientes, que tiveram confirmação de Mpox.
Transmissão
A Secretaria ressalta a importância da manutenção dos cuidados pessoais a fim de se evitar a contaminação pelo vírus da Mpox. A doença é transmitida de pessoa para pessoa, pelo contato com secreções, gotículas e/ou aerossóis.
Além disso, a transmissão também pode ocorrer por compartilhamento de objetos recentemente contaminados com fluidos do paciente ou materiais da lesão.
Em suspeita da doença, o paciente precisa evitar o contato com outras pessoas e procurar uma unidade de saúde para realização de exames e diagnóstico. O isolamento imediato é recomendado, e objetos pessoais, como toalhas e roupas de cama, não devem ser compartilhados.