Categories: Meio Ambiente

Oito mil animais silvestres atendidos em Barcelona

Um dos animais atendidos pelo CETAS. Foto: Divulgação

Por Renato Ribeiro

O Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS em Barcelona faz em 2015 cinco anos de atividade, e já atendeu cerca de 8 mil animais silvestres. Parte deles é solta na própria região, enquanto outros são levados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) em Aracruz.

Localizado ao lado da sede da APA Jacunem no Bairro Barcelona, o Cetas recebe em média 70 animais por mês. São bichos resgatados em áreas habitadas ou que estavam feridos. Tem ainda os animais entregues por pessoas que os criavam em casa. Nos últimos 12 meses foram recebidos 635 aves, 135 mamíferos e 75 répteis.

Ao chegar no Cetas são avaliadas as condições físicas do animal. Se necessário é feito tratamento no local, para depois o animal ao Cereias, que cuidará da readaptação à vida selvagem e soltará preferencialmente no habitat de origem. Já os animais dos ambientes naturais da Serra são soltos na própria região.

“Contamos hoje em nossa sede com uma clínica preparada para realizar curativos em animais feridos ou dar tratamento veterinário simples. Caso o animal precise de um atendimento mais específico ou tenha a necessidade de uma radiografia, temos clínicas voluntárias que nos dão apoio”, explica Rafael de Oliveira Sant’Anna, Analista Ambiental do Ibama, responsável pela gestão do Cetas.

Amazônia

Há casos de animais de ecossistemas de fora do ES. “Fizemos um convênio com a TAM, que voluntariamente faz o transporte até a região de origem. Tem uma cobra que foi trazida que é da Amazônia, ela terá que ir para lá”, adianta.

Segundo Rafael, a maioria dos animais recebidos pelo Cetas vem de apreensões por parte do Ibama, Polícia Ambiental ou Secretaria de Meio Ambiente da Serra. As entregas voluntárias são menos de 10% do total.  Caso alguém tenha animal silvestre não registrado em sua casa e queira devolvê-lo à natureza, deve entrar em contato com o Cetas pelos tels 3241-8374 / 3241-8470. Neste caso não há multa nem processo contra o responsável.

Veja fotos:

Fotos: Divulgação/Renato Ribeiro

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

6 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

7 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

7 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

9 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

9 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

17 horas atrás