Categories: Meio Ambiente

Óleo da Vale vazou em córrego que deságua em Camburi

Empresa e estado afirmam que, apesar da enchente, óleo não chegou à praia

O Iema ainda vai definir o valor da multa que será aplicada à Vale. Foto: Bruno Lyra

Mesmo tendo acontecido durante as fortes chuvas que transformaram o córrego Camburi num rio furioso na noite da última quinta(30), o vazamento de óleo da Vale não chegou até a praia. É o que dizem a própria Vale e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

A informação é da assessoria de imprensa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), que disse que o órgão está monitorando o acidente, que atingiu inicialmente a lagoa Pau Brasil.

Como a lagoa transbordou por causa da chuva, o óleo foi parar dentro das casas da parte baixa no bairro Hélio Ferraz II. A assessoria disse que o Iema vai definir se a Vale será multada só depois de analisar a relatório ambiental do acidente, cuja data de conclusão não foi revelada.

Informou ainda que a empresa foi notificada a remover o óleo e recuperar a área afetada. Na manhã desta segunda(03), homens a serviço da empresa trabalhavam na limpeza do local, usando um barco e boias de contenção.

Da Pau Brasil descem águas que formam a lagoa do Parque Botânico da Vale. Dali as águas caem no norte da praia de Camburi, onde a multinacional da mineração tem um passivo ambiental histórico: o minério de ferro depositado na areia da praia e no fundo do mar.

 

Protesto

Moradores afetados pela enchente da lagoa fecharam o acesso à Vale em protesto na manhã da última segunda(03). Em reunião com representantes da empresa, esses moradores pediram ressarcimento pelos prejuízos causados.

Eles entendem que a falta de limpeza da lagoa, cuja maior parte fica na área da Vale, foi determinante para a enchente. E afirmam que os prejuízos foram agravados pelo derramamento de óleo.    

A assessoria da Vale disse que está adotando as medidas para conter o óleo.  Garantiu que o material ficou retido na Pau Brasil e que os equipamentos usados na contenção não estão impedindo do fluxo d´água do local. Na última segunda(03) ainda havia casas alagadas em Hélio Ferraz.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Exercícios aeróbicos e musculação ajudam a saúde cerebral dos idosos, revela estudo

Os exercícios elevam os níveis de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que aumentam a sensação de bem-estar nos…

9 minutos atrás

Adolescente suspeito de participação na morte de Milena é apreendido na Serra

A PCES afirma que as investigações iniciais apontam que a motivação do crime seria o tráfico de drogas/ Crédito: Divulgação…

41 minutos atrás

Exposição de Rick Rodrigues encerra no sábado com oficina de bordado gratuita na Serra

No encerramento da exposição “Transbordar”, Rick Rodrigues, promoverá uma oficina de bordado no sábado (28) no Centro Cultural Elizíario Rangel,…

55 minutos atrás

Sábado (28) tem vacinação de cães e gatos em shoppings da Serra

Neste sábado (28), das 10 às 19 horas, haverá vacinação para cães e gatos em dois shoppings da Serra. É…

1 hora atrás

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

18 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

19 horas atrás