Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um suposto flagrante de uma onça-parda na Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro, na Serra. A situação teria sido flagrada por um grupo de evangélicos, que utiliza parte do monte para orações semanalmente. Ambientalistas e biólogo da cidade, porém, não confirmam que o flagrante teria sido feito no local.
As imagens registradas são de baixa qualidade e mostram um animal, supostamente uma onça, andando por uma área de pasto aberto. A cena, segundo o áudio do vídeo, teria sido feita na área conhecida popularmente como ‘lajinha’ – nas proximidades de Laranjeiras Velha.
“Rapaz, pior que é verdade mesmo. Quem me mandou foi um pastor amigo meu, que sempre está orando aqui. Rapaz, temos que tomar cuidado hein”, disse uma pessoa, que se identifica como evangélica e afirma utilizar o local para orações.
Em conversa com o Jornal Tempo Novo, o ambientalista Junior Nass afirma que não é possível afirmar que o vídeo tenha sido feito na Serra. “Não posso afirmar que a onça foi realmente vista no Mestre Álvaro ou não. Já tivemos um flagrante deste tipo em 2015, no local conhecido como ‘área restrita’. Eu torço para que seja verdade, pois, seria uma informação muito boa para nós”, disse Nass.
Quem tem a mesma opinião é Bismake Ferreira – também ambientalista que atua no Mestre Álvaro. “Eu desconfio de tudo. A onça é real, agora o local eu não posso bater o martelo. É incrível a forma como se parece com a região aqui da Serra. Porém, esse mesmo vídeo foi postado no dia 15 deste mês em um canal do Youtube, mas também sem informações do local”, destacou.
Leia também: Pombo com sintomas de gripe aviária ‘invade’ casa e preocupa moradores na Serra
Biólogo diz que vídeo mostra onça-parda, mas não confirma ser na Serra
O biólogo Cláudio Santiago também afirmou que não é possível dizer que o flagrante tenha sido feito na região do Mestre Álvaro. Destacou ainda que, apesar da baixa qualidade das imagens e falta de informações, é possível dizer que se trata de uma onça-parda.
Ainda disse que a presença de onça-parda no Mestre Álvaro não seria algo improvável.
“Primeiro, temos um vídeo sem nenhuma identificação de quem teria feito, com imagem ruim e fechada. É impossível dizer se o flagrante foi ou não feito na Serra. Só temos um boato e nada que garanta a veracidade dessa informação. É possível uma onça-parda no Mestre Álvaro? Sim, já vimos antes, mas não dá pra confirmar que as imagens são aqui”, disse o biólogo.
E prosseguiu: “vejo apenas uma onça-parda andando em alguma época da história em algum lugar, mas sem informações nenhuma de onde e quando isso teria ocorrido. Não posso bater martelo e dizer que isso seria por aqui”, concluiu.
Site de Minas Gerais diz que vídeo foi gravado em Ouro Preto
Um site de Minas Gerais publicou uma matéria onde afirma que o vídeo teria sido gravado na região de Ouro Preto. A informação, porém, também não foi confirmada.
Em 2015, onça-parda foi fotografada no Mestre Álvaro
Em fevereiro de 2015, um grupo de amigos que subia o Mestre Álvaro, na Serra, registrou a presença de uma onça-parda. Um dos integrantes do grupo é fotografo e conseguiu fazer imagens do animal.
Na época, especialistas afirmaram que o animal passou por ali devido ao corredor ecológico que liga a reserva de Duas Bocas ao Mestre Álvaro. Destacaram ainda que não seria impossível aquele animal estar em busca de alimentos, porém, o risco de ataques a humanos era baixíssimo.