Categories: Meio Ambiente

Onça pintada está à beira da extinção no ES

Animal no interior de reserva em Linhares. Foto: Ana Carolina Srbek de Araújo / Projeto Felinos

Não é só a falta d’água e o calorão cada vez mais presente e intenso que a devastação da mata Atlântica no Espírito Santo provocou. A derrubada indiscriminada da floresta também colocou em situação dramática a onça pintada, que conta atualmente com apenas 17 exemplares em território capixaba.

Todos os animais estão nas reservas entre Linhares e Sooretama, municípios do norte do estado onde ficam os trechos contínuos mais preservados da mata Atlântica. É o que revela a pesquisa publicada esta semana na Oryx, revista internacional especializada em conservação de flora e fauna.

O trabalho foi desenvolvido pela professora Ana Carolina Srbek de Araujo (Universidade Vila Velha), em colaboração com o professor Adriano Chiarello (Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto), e representa a primeira estimativa populacional das onças-pintadas, não só na região de Linhares, como em todo o ES.

Segundo o site da ong capixaba Últimos Refúgios, a população de onças nas reservas de Sooretama e Vale começou em 2005. E as conclusões iniciais apontam para o declínio dessa população.

Atropelamentos, caça e cruzamento entre parentes

O estudo revela que entre os maiores riscos a estas últimas sobreviventes estão o atropelamento na BR 101, que corta a reserva de Sooretama, sem que existam possui túneis, telas de proteção e pontes para a passagem dos bichos. A rodovia, hoje sob a responsabilidade da concessionária Eco 101, será duplicada, aumentando a ameaça.

Outro fator é a caça indiscriminada de bichos que são presa para os felinos, podendo os levar à morrer de fome ou procurar comida em fazendas próximas, se tornando assim alvo de conflitos com humanos. Há ainda o cruzamento entre parentes, já que os bichos estão isolados de outras populações, que leva ao enfraquecimento genético, tornando as onças mais suscetíveis a doenças.

O estudo diz que a espécie só permanecerá na região se aplicadas medidas urgentes para sua conservação. Dentre elas o reestabelecimento de fluxo genético com outras populações de onças-pintadas através de corredores florestais, combate à caça e ações para reduzir as dezenas de atropelamentos diários nos trechos da BR 101 que cortam as reservas.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra faz alerta para risco de infestação de caramujo

Foto: Divulgação A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), divulgou um alerta para a infestação…

2 minutos atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis e contratações imediatas

A Vale abriu vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação A…

14 minutos atrás

Detran vai abrir 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça

O Detran vai abrir 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça. Crédito: Divulgação O Departamento Estadual de Trânsito…

37 minutos atrás

Atletas da Serra brilharam no Oliveira Fight Combat em Vitória

As competições do Oliveira Fight Combat, contaram com lutas de MMA amador, jiu-jitsu com e sem kimono, karatê, karatê inclusivo…

1 hora atrás

Mil vagas abertas para estudar de graça em faculdades do Estado

Mil vagas estão abertas para interessados estudarem cursos superiores de graça em faculdades do Estado. Crédito: Divulgação O Governo do…

2 horas atrás

Bolsa Família de janeiro começa a ser pago nesta segunda (20); confira calendário

Foto: Roberta Aline / MDS O Bolsa Família de janeiro começa a ser pago pela Caixa Econômica Federal a partir…

2 horas atrás