Por Gabriel Almeida
Vários assaltos todos os dias. Isso é o que vem acontecendo em Barcelona. Moradores estão com medo e pedem mais segurança.
Segundo populares, os bandidos levam celulares, dinheiro e assaltam até residências. Para se ter uma ideia da situação no final de setembro houve uma onda de roubos tão intensa que culminou com oito crimes no dia 28.
Uma das vítimas dos bandidos é a empresária Jô Miranda. “Estava eu e minha amiga no dia 18 de setembro em frente minha casa quando chegou um bandido armado e apontou a arma para mim e levou meu carro”, explica.
A moradora ainda disse que isso tudo aconteceu ás 19 horas quando ela estava chegando do trabalho. “Até hoje não consegui recuperar meu veículo. Só peço a Deus que isso não aconteça mais”, afirma Jô com medo de sofrer outro assalto.
Evelyn Ribas Neves, que também é moradora do local disse que um bandido só não levou o celular dela porque o aparelho estava na sua casa. “Não saio mais de casa com meu celular no bolso”, afirma.
Medo de sair de casa
Outra moradora do bairro que não quis se identificar disse que comprou um celular e indo para casa foi assaltada. “Sai da loja com o celular e cheguei em casa somente com a caixa dele. Me assaltaram no meio do caminho”, explica a leitora.
Morador da comunidade, Maycon Melo, afirma que o medo de sair na rua impera no bairro. “São de dois a três assaltos por dia em pontos de ônibus ou em qualquer lugar da comunidade, explica.
Maycon ainda disse que os bandidos também tem atacado casas e comércios. “Não perdoam nem as residências. Direto uma casa é roubada”, explica.
Falta de segurança gera protesto
Por conta da insegurança na última segunda-feira (09), moradores de Barcelona se manifestaram contra a onda de violência no bairro. A Avenida Norte-Sul foi interditada. A concentração dos manifestantes começou por volta das 5h no cruzamento da Avenida Região Sudeste com a Norte-Sul.
A Polícia Militar (PM)disse que os representantes do bairro mantém contato constante e que as reuniões realizadas junto à Companhia são abertas à toda comunidade.
A PM ainda informou que o contato com a corporação também pode ser feito por meio do telefone da Cia (3341-7644), que está à disposição da população no que diz respeito à segurança pública.
Ainda segundo a PM o policiamento já foi intensificado em Barcelona, que conta com patrulhamento realizado por viaturas, policiais a pé, além do Patrulha da Comunidade específica para o bairro. O comando ressaltou que a região também recebe apoio constante das unidades especializadas da PM, como do Batalhão de Missões Especiais (BME) e da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam).