Categories: Notícias

Onda de depressão e ansiedade com a crise na economia

 

A PSIQUIATRA Magda disse que de um ano para cá aumentaram os casos de transtornos de ansiedade e síndrome do pânico em pessoas de 20 a 45 anos. Foto: Clarice Poltronieri A PSIQUIATRA Magda disse que de um ano para cá aumentaram os casos de transtornos de ansiedade e síndrome do pânico em pessoas de 20 a 45 anos. Foto: Clarice Poltronieri
A Psiquiatra Magda disse que de um ano para cá aumentaram os casos de transtornos de ansiedade e síndrome do pânico em pessoas de 20 a 45 anos. Foto: Clarice Poltronieri

Por Clarice Poltronieri

Quando o assunto é crise econômica, pouco se fala de como isso afeta a saúde mental das pessoas. Mas este é um momento em que aumenta a procura por atendimento em consultórios de psicologia e de psiquiatria. E para alguns especialistas, o ‘bombardeio’ de informações repetidas sobre a crise ajuda aumentar a frequência de doenças da mente, em especial os transtornos de ansiedade, que precedem a temida depressão.

É o caso da psiquiatra Magda Tellarolli, habituada a trabalhar com pacientes com transtornos graves. Ela atende na rede privada em Laranjeiras e Vitória. “De um ano para cá aumentaram os casos de transtorno de ansiedade e síndrome do pânico entre pessoas jovens, de 20 a 45 anos. E essas são as doenças do século. A depressão é uma consequência delas”, aponta.

Para ela, o excesso de notícias negativas sobre a crise é um dos fatores do aumento dos casos. “As notícias negativas aumentam a sensação de angústia e a depressão. Quando se houve a palavra crise o tempo todo, você assimila e acaba entrando em crise. Aconselho os pacientes a desligarem a televisão e olharem para coisas mais belas. A crise de 29 norte-americana deixou um mal estar por quase dez anos na população”, lembra.

Outra razão do adoecimento é o modo de vida moderno. “O consumismo e o culto ao corpo deixam as pessoas preocupadas demais e por fim, infelizes. Estamos no esgotamento da sociedade consumista. É preciso valorizar momentos e não coisas, ter menos obrigações e buscar uma vida mais simples, cultivar momentos com família e amigos”, indica.

A crise pode ainda aumentar o estresse pós-trauma, que aumentam junto à violência, e o consumo de drogas e álcool, onde as pessoas buscam fuga para os problemas.

A psicóloga Vanda Duarte que atende em Feu Rosa também entende que o clima de crise pode adoecer as pessoas. “Tem pouco tempo que as pessoas começaram a ficar desempregadas, mas se ficarem um período longo sem trabalho, isso pode afetá-las. A tendência é a demanda por profissionais da saúde mental crescer”, aponta.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Com 3 mortes em março, Serra registra o menor número de homicídios da história

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, a Serra registrou o menor número de homicídios da história no mês…

9 horas atrás

Vale abre vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade

A Vale abriu vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale…

9 horas atrás

PL quer substituir campainha por música nas escolas da Serra para acolher autistas

O Professor Renato Ribeiro é autor do projeto. Crédito: Arquivo Tempo Novo O vereador Professor Renato Ribeiro (PDT) protocolou na…

9 horas atrás

Comunicados – 01/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 01-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Placas que isentam responsabilidade por furtos podem ser proibidas na Serra

Shopping Mestre Álvaro. Foto: Google Street View Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 313/2025, que proíbe a…

11 horas atrás

A primeira do país: Promotora da Serra defende tese no salão nobre do STF com orientação de Barroso

Atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso com a promotora da Serra, Maria Clara Mendonça Perim. Crédito: divulgação. A…

11 horas atrás