Gabriel Almeida
Um projeto criado pela ong capixaba Instituto Últimos Refúgios promete fazer com que cada vez mais as pessoas tenham contato com a natureza e se importem com ela. Trata-se do “Guia Online de Observação de Aves no Espírito Santo”, que além de orientar sobre os melhores lugares para os apaixonados ver e tirar fotos de pássaros, será retroalimentado pelo conteúdo produzido por estas pessoas.
De acordo com um dos criadores do projeto, Leonardo Merçom, a ideia do guia surgiu por causa da grande quantidade de pessoas interessadas em fotografar aves no Espírito Santo, que apesar da quase extinção de suas florestas, ainda abriga 650 espécies de aves, o que representa 36% de toda a variedade existente no país.
“Vimos uma necessidade de fazer este projeto, pois várias pessoas de outros estados entram em contato com o Instituto pedindo sugestões de quais lugares podem ser visitados no Espirito Santo”, explica Leonardo.
Leonardo ainda disse que o projeto serve para reaproximar as pessoas da natureza. “Só preservamos o que conhecemos. Então quanto mais próximo as pessoas ficarem da natureza, mais elas irão preservar”, afirma.
Na Serra o Guia cita dois pontos ótimos para a observação de pássaros. Um deles é a subida do Mestre Álvaro (trilhas). Já o outro é a região dos alagados do entorno do próprio Mestre Álvaro, área que está ameaçada pela expansão imobiliária.
Um dos colaboradores do projeto na cidade é o ativista e morador da Serra Sede, Júnior Nass, que fez belos registros tanto nas matas do Mestre Álvaro quanto nos alagados que ficam entre o morro e a BR 101.
Este é um projeto colaborativo e em constante desenvolvimento, portanto, sugestões, informações e fotos podem ser enviadas para o e-mail: aves@ultimosrefugios.com.br. Já o Guia pode ser acessado no link: www.ultimosrefugios.org.br/aveses