Serra, 19 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Amar é o Bicho

por Ana Paula Bonelli

Serra, 9 de Janeiro de 2018 às 15:40

Ong pede ajuda para proteger macacos no Mestre Álvaro


Bugio encontrado no Mestre em 2016. Foto: Junior Nass

Ana Paula Bonelli

Como objetivo de monitorar, preservar e proteger a vida dos macacos bugios, no Mestre Álvaro, na Serra, a ong Amigos do Mestre Álvaro, lançou uma campanha pedindo ajuda de ativistas para auxiliar a descobrir quantas espécimes do animal ainda vivem na floresta.

A campanha foi anunciada na manhã desta terça-feira (9) em redes sociais. Junior Nass, que faz parte do grupo do Amigos do Mestre Álvaro conta que em 2017 quando teve início o surto de febre, cerca de 150 macacos bugios viviam na região.

“Nossa preocupação começou nessa época. Começamos a achar macacos mortos, esqueletos. Antes disso, eles apareciam em diversas trilhas. Já rodamos, fizemos monitoramento em várias partes do morro e não estamos mais vendo como antes. Eu mesmo desde setembro que não topo um primata pela frente. Virou raridade. O Mestre é imenso, por isso precisamos de toda ajuda possível”, destaca Junior que acredita que hoje a população de bugios deve girar em torno de 30 a 50 animais no máximo.

“Pedimos que quem subir o Mestre Álvaro, se ouvir o ronco dele, se ver o macaco e tirar uma foto, envie para nós, com data, horário, local e se possível a quantidade de bugios que foram vistos para podermos monitorar. Basta enviar um zap para 99631-2337”.

Junior conta ainda que um filhote do macaco foi visto nesta terça-feira (9) na região de Furnas por um integrante da ong. “Pode ser um bando que tenha sobrevivido, ou seja tem macho e fêmea por ai perdido. Estamos anotando todos os registros, para até novembro termos noção de como está essa população do local”.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por