Notícias

Ong recupera nascente do Horto da Serra e leva experiência para dentro de salas de aula

O Projeto Tororó tem como objetivo recuperar e proteger nascentes no Jardim Botânico da Serra, conhecido como Horto da Serra. Crédito: Divulgação

Na Serra, a educação ambiental é levada a sério por um grupo de ambientalistas que fomenta desde cedo, nas creches e escolas do município, a importância da preservação do meio ambiente. O grupo Amigos do Mestre Álvaro, uma ONG idealizadora do Projeto Tororó, destaca-se por suas iniciativas de sensibilização e educação ambiental – e que tem como objetivo recuperar e proteger nascentes no Jardim Botânico ou Horto da Serra.

Responsável pela formação do lago do Jardim Botânico (Horto) da Serra Sede, o grupo recuperou uma nascente urbana existente na região. A entidade teve um projeto de recuperação aprovado e utilizou recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente para reflorestar, implantar paisagismo e instalar um filtro, visando reduzir impactos da poluição por esgoto.

A ONG agora leva a sensibilização para dentro das salas de aula. Os ambientalistas realizam ações educativas com palestras nas escolas e, posteriormente, com atividades externas, onde os alunos podem ver de perto o trabalho de recuperação da nascente do Horto.

Segundo Jean Robert de Souza, cerca de 250 alunos já participaram do projeto, entre palestras e visitas guiadas. As escolas interessadas em participar do projeto ambiental podem agendar diretamente pelo e-mail da ONG associacaoamigosdomestrealvaro@gmail.com ou por meio do Instagram.

Alunos do Caic de Feu Rosa, CMEI Mônica em Serra Sede e EMEF Jardim Bela Vista já foram atendidos pelo projeto. Jean explica que os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância das nascentes e a preservação do meio ambiente, além de participar de uma oficina prática de bombas de sementes.

O Projeto Tororó segue uma metodologia estruturada em cinco etapas: palestras e atividades lúdicas, como teatro, para sensibilização ambiental; remoção da degradação e cercamento das áreas de nascentes; implantação do modelo Caxambu, que protege nascentes contra contaminações externas; plantio de mudas e nucleação para recuperação de áreas degradadas; comunicação do projeto, incluindo palestras de divulgação, ações em escolas, folders e trilhas auto-guiadas.

Os Amigos do Mestre Álvaro contam com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra e financiamento pelo Fundo Municipal de Conservação Ambiental da Serra. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail associacaoamigosdomestrealvaro@gmail.com ou pelo telefone (27) 997908261 (Bismarck).

Fundada em 2016, a ONG Amigos do Mestre Álvaro reúne ativistas ambientais com o objetivo de preservar o meio ambiente e transformar a Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro em uma Unidade de Conservação de referência no Espírito Santo.

A organização promove diversas ações socioambientais, como trilhas ecológicas, criação de leis ambientais e formação de agentes ambientais.

Entre as principais realizações dos Amigos do Mestre Álvaro estão a promoção de trilhas ecológicas, a criação de leis ambientais como o Dia do Mestre Álvaro e a proibição de motocross na APA, a defesa de áreas de turfa como os alagados do Mestre Álvaro, e a formação de agentes e condutores ambientais. Os projetos em destaque incluem o Tororó – Recuperação de Nascentes, Por Inteiro: Meio Ambiente, Corpo e Mente e Trilha Interpretativa.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Fim de semana com sol entre nuvens na Serra

Foto: TN Os moradores da Serra devem se preparar para um fim de semana com bastante nebulosidade e possibilidade de…

1 hora atrás

Arpoador Gastrobar comemora dois anos como referência em música e boa gastronomia na Serra

Foto: divulgação Nesta sexta-feira (4), o Arpoador Gastrobar completa dois anos de funcionamento no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra.…

13 horas atrás

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil…

17 horas atrás

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

Foto: divulgação A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu…

18 horas atrás

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Foto: divulgação Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto…

19 horas atrás

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Foto: divulgação Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande…

19 horas atrás