Notícias

Ong recupera nascente do Horto da Serra e leva experiência para dentro de salas de aula

O Projeto Tororó tem como objetivo recuperar e proteger nascentes no Jardim Botânico da Serra, conhecido como Horto da Serra. Crédito: Divulgação

Na Serra, a educação ambiental é levada a sério por um grupo de ambientalistas que fomenta desde cedo, nas creches e escolas do município, a importância da preservação do meio ambiente. O grupo Amigos do Mestre Álvaro, uma ONG idealizadora do Projeto Tororó, destaca-se por suas iniciativas de sensibilização e educação ambiental – e que tem como objetivo recuperar e proteger nascentes no Jardim Botânico ou Horto da Serra.

Responsável pela formação do lago do Jardim Botânico (Horto) da Serra Sede, o grupo recuperou uma nascente urbana existente na região. A entidade teve um projeto de recuperação aprovado e utilizou recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente para reflorestar, implantar paisagismo e instalar um filtro, visando reduzir impactos da poluição por esgoto.

A ONG agora leva a sensibilização para dentro das salas de aula. Os ambientalistas realizam ações educativas com palestras nas escolas e, posteriormente, com atividades externas, onde os alunos podem ver de perto o trabalho de recuperação da nascente do Horto.

Segundo Jean Robert de Souza, cerca de 250 alunos já participaram do projeto, entre palestras e visitas guiadas. As escolas interessadas em participar do projeto ambiental podem agendar diretamente pelo e-mail da ONG associacaoamigosdomestrealvaro@gmail.com ou por meio do Instagram.

Alunos do Caic de Feu Rosa, CMEI Mônica em Serra Sede e EMEF Jardim Bela Vista já foram atendidos pelo projeto. Jean explica que os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância das nascentes e a preservação do meio ambiente, além de participar de uma oficina prática de bombas de sementes.

O Projeto Tororó segue uma metodologia estruturada em cinco etapas: palestras e atividades lúdicas, como teatro, para sensibilização ambiental; remoção da degradação e cercamento das áreas de nascentes; implantação do modelo Caxambu, que protege nascentes contra contaminações externas; plantio de mudas e nucleação para recuperação de áreas degradadas; comunicação do projeto, incluindo palestras de divulgação, ações em escolas, folders e trilhas auto-guiadas.

Os Amigos do Mestre Álvaro contam com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra e financiamento pelo Fundo Municipal de Conservação Ambiental da Serra. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail associacaoamigosdomestrealvaro@gmail.com ou pelo telefone (27) 997908261 (Bismarck).

Fundada em 2016, a ONG Amigos do Mestre Álvaro reúne ativistas ambientais com o objetivo de preservar o meio ambiente e transformar a Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro em uma Unidade de Conservação de referência no Espírito Santo.

A organização promove diversas ações socioambientais, como trilhas ecológicas, criação de leis ambientais e formação de agentes ambientais.

Entre as principais realizações dos Amigos do Mestre Álvaro estão a promoção de trilhas ecológicas, a criação de leis ambientais como o Dia do Mestre Álvaro e a proibição de motocross na APA, a defesa de áreas de turfa como os alagados do Mestre Álvaro, e a formação de agentes e condutores ambientais. Os projetos em destaque incluem o Tororó – Recuperação de Nascentes, Por Inteiro: Meio Ambiente, Corpo e Mente e Trilha Interpretativa.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Alerta! Cesan anuncia falta de água em bairros da Serra neste sábado

A Cesan anunciou falta de água em bairros da Serra por causa de manutenção preventiva que será realizada. Crédito: Divulgação…

2 horas atrás

Candidato a prefeito da Serra, Igor Elson visita Bolsonaro e escolas cívico-militares em Brasília

Candidato a prefeito da Serra, o vereador Igor Elson (PL) está em Brasília. Na Capital do país, e acompanhado do…

16 horas atrás

Queda de dois postes de eletricidade provoca pânico em bairro da Serra

A queda de dois postes de energia nesta terça-feira (13) não surpreendeu os moradores do bairro Colina de Laranjeiras, na…

16 horas atrás

Eleições 2024: Justiça Eleitoral oferece número para denúncias de notícias falsas

O SOS Voto, disque-denúncia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo…

17 horas atrás

Sedu oferta concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.649

A Secretaria de Educação (Sedu) oferta concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.649. Crédito:…

18 horas atrás

Grupo Curtição lança audiovisual “De Cara pra Rua” gravado na Serra

O Curtição é formado por Wderlan Alves Santana no violão, Michel Felipe Verônica Machado nos vocais, e a dupla de…

18 horas atrás