Responsável pela formação do lago do Jardim Botânico (Horto) da Serra Sede, uma nascente urbana existente na região será recuperada pela ONG Amigos do Mestre Álvaro. A entidade teve projeto de recuperação aprovado e usará recurso do Fundo Municipal de Meio Ambiente para reflorestar, implantar paisagismo e até um filtro visando reduzir impactos da poluição por esgoto.
Um dos responsáveis pela iniciativa é Aloil Anchesqui, membro da ONG. Segundo ele o projeto se chama Tororó e o planejamento é iniciar as intervenções assim que a Prefeitura da Serra, responsável pelo Fundo de Meio Ambiente, assinar o Termo de Fomento para a liberação da 1ª parcela da verba. O custo total do projeto é de R$ 30 mil.
A nascente fica numa área verde entre o Jardim Botânico e o bairro São Lourenço, perto da Igreja Nossa Senhora da Conceição e do cemitério da Sede. A água que brota desce por uma grota formando um pequeno córrego até cair na lagoa do Jardim Botânico.
O nome Tororó foi inspirado na palavra Tororama que em tupi significa jorro d’água. “Será feita a retirada de lixo da área da nascente, reflorestamento com 240 árvores de espécies nativas que dão frutos para atrair pássaros, numa área de 777 m2. O projeto também inclui a construção de um pontilhão e uma estrutura de filtragem na nascente para reduzir o impacto da poluição, por que, infelizmente, ainda há esgoto clandestino sendo jogado ali”, conta o ativista.
Aloil explica que a estrutura de filtragem é baseado numa iniciativa aplicada em Empresa de Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). “Será cavada uma panela no lugar da nascente. Depois será colocado argila, cascalho e pedra de rio para funcionarem como filtro. Canos serão instalados para dar vazão à água. Por fim, o entorno será reflorestado”, detalha.
A iniciativa prevê ainda mobilização das comunidades e educação ambiental, como destaca outro ativista envolvido, Bismarck Jardineiro. “Temos conversas com as comunidades que também irão participar das ações. Dentre elas, a escola Clóvis Borges Miguel e as Associações de Moradores de São Lourenço e Santo Antônio”, explica Bismarck.
O ativista acrescenta que o projeto arquitetônico e paisagístico será desenvolvido pela faculdade Multivix de Laranjeiras. Ações de educação ambiental com o tema também acontecerão, incluindo música, com a cantora serrana Jeane Poncem. A ONG também fará e distribuirá folderes sobre o projeto. “A ideia é replicar depois esse formato para outras nascentes urbanas da cidade”, conclui Bismarck.
Esgoto e lagoa Juara
Os ativistas lembraram que já pediram à fiscalização ambiental do município e a concessionária Ambiental Serra/Cesan que atuem para eliminar o esgoto clandestino lançado no terreno onde fica a nascente.
A recuperação da nascente também beneficiará a lagoa Juara, uma vez que as águas do Jardim Botânico ajudam a formam o córrego Doutor Róbson. Este, por sua vez, flui até a Juara na região de Jacaraípe depois de drenar as águas da Serra Sede e Planalto Serrano. Atualmente, por conta do lançamento de esgoto, o Doutor Róbson é um córrego extremamente poluído.
O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…