Clarice Poltronieri
Para quem curte um carro antigo, uma boa pedida é o encontro do clube Gava Antigos, em Barcelona, que acontece toda quarta à noite, a partir das 20h. No local, clássicos da década de 1970 e 1980 podem ser admirados.
O grupo se reúne desde 2012 e o encontro começou em Porto Canoa, mas o local ficou pequeno e hoje o encontro rola na praça da escola estadual Sinezando Pechincha, em Barcelona.
O evento atrai colecionadores de outros municípios da Grande Vitória e até do interior. Opala, Dodge, Chevette, Fusca, Variantes, Ford Landau e Maverick são alguns dos modelos que podem ser vistos nos encontros.
Marcos Moraes, morador de Porto Canoa, é um dos apaixonados que tem um Opala 1974 e um Dodge 1978. “Tenho essa paixão há muitos anos e há uns seis tive minha conquista. Um amigo, Ebert Santos, começou a chamar a rapaziada para se reunir. Começamos em Porto Canoa e como ficou pequeno, fomos para Barcelona. Aqui na Serra tem uma turma ótima que faz reformas”, aponta.
O organizador do encontro, Ebert Pereira dos Santos, é morador de Serra Dourada III e conta como surgiu a ideia.
“Em Vitória e Vila Velha, os colecionadores se reúnem terças e quintas e como não havia nenhum encontro na Serra, resolvemos criar o nosso. Começou com três pessoas e hoje tem cerca de 20 colecionadores que vêm relaxar e trocar ideias sobre peças, eventos e outros assuntos relacionados aos carros antigos”, enumera.
Para Ebert, cuja paixão começou na infância por influência de um tio que era colecionador, seus carros têm um sentido especial. “Tenho Opala 1979 que comprei em Ipatinga, MG, na rua em que nasci, há 16 anos. Hoje estou ajeitando um Chevette 1980 para minha esposa”.
Agenda
No próximo domingo (30), os apaixonados pelos ‘carangos’ estarão em Vila Velha, na Prainha, participando do 3º Encontro de Opala e Antigos, das 8h às 17h. No local, colecionadores de todo estado e também de fora. O encontro é promovido pelo Clube do Opala do Espírito Santo.