[secondary_title]

Operação Eleições 2020 vai contar com mais de 5 mil policiais nas ruas do ES

- PUBLICIDADE-
Só da Polícia Milita serão 5.100 policiais envolvidos na operação. Foto: Divulgação

Domingo (15) é dia de votar e escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Para garantir a segurança durante as eleições, que acontecem das 7 às 17 horas, uma operação envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros irá reforçar o policiamento em todo o Espírito Santo.

Vale lembrar que as primeiras três horas, das 7h às 10h, serão preferenciais para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do chamado grupo de risco para o novo Coronavírus.

Na Serra, são 327.670 eleitores, três zonas eleitorais, 26ª, 53ª e 59ª e aproximadamente 94 locais de votação que abrigam mais de 870 seções. Já no Espírito Santo, são cadastrados 2.810.373 eleitores, sendo 1.727 locais de votação, 7.433 seções eleitorais e 50 cartórios eleitorais.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado estarão envolvidos na Operação Eleições 2020 que terá início no sábado (14) e segue até o dia 28 de novembro, 5.100 policiais militares e 800 viaturas; 332 policiais civis e 130 viaturas, além de 108 Bombeiros e 37 viaturas.

O foco dos agentes da lei serão as áreas impactadas por uma possível evolução do cenário na segurança pública como cartórios eleitorais, locais de votação, locais de apuração, vias públicas e estações de transportes.

Vale lembrar que é crime eleitoral, boca de urna, compra de voto, transporte irregular de eleitores, derrame ou chuva de santinhos e coação e ameaça.

Medidas sanitárias

Por conta da pandemia do coronavírus, serão tomadas medidas sanitárias para reduzir o risco de aglomerações no dia da votação e também distribuir melhor o fluxo de eleitores nos locais de votação.

Uma das mudanças será no tempo de votação. No dia da eleição será ampliado em 1 (uma) hora – as eleições ocorrerão em 2020 das 7 horas às 17 horas.

Sendo que do horário de 7hs às 10hs, será preferencial para pessoas maiores de 60 anos e de 10hs às 17h, para o público normal.

É importante ainda frisar que cada eleitor deve levar caneta, máscara (uso obrigatório sem ela não entrará na seção), identidade e título de eleitor.

Em relação às medidas de preservação da saúde de quem vai trabalhar nestas eleições, a Justiça Eleitoral vai fornecer aos mesários máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas, viseiras plásticas (face shields), álcool em gel de uso individual para higienização das mãos e álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras) e objetos (canetas) na seção eleitoral.

Já o fluxo de votação definido para o dia 15 de novembro inclui distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância; orientação para o eleitor levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura.

Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

Os protocolos foram estabelecidos no Plano de Segurança Sanitária das Eleições 2020, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde e com a consultoria da Fiocruz e hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.

 

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

Um jovem de 18 anos foi vítima de uma tentativa de assassinato na noite dessa sexta-feira (22). O caso aconteceu no bairro Maringá, na...

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

A festa de aniversário da dona de uma bar de Nova Almeida, na Serra, terminou em chacina na madrugada deste sábado (23). Ao todo...

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

O corpo de um homem com sinais de tortura foi encontrado na noite dessa sexta-feira (22) no bairro Feu Rosa, na Serra. De acordo...

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O céu cinza e a chuva pontual devem continuar na Serra neste sábado (23), é o que prevê o Climatempo. Confira também como fica...

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

No dia 27 de novembro, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Pensando nisso, Tempo Novo conversou com a advogada Fernanda Andreão Ronchi...

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo estadual, mais de 95...

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O projeto Cruz da Vida está ofertando neste sábado (23) uma série de consultas e exames gratuitos na Paróquia São Francisco de Assis, localizada...

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Um engavetamento envolvendo três ônibus da linha Transcol deixou 17 pessoas feridas na tarde desta sexta-feira (22). O caso aconteceu na Avenida Norte Sul,...

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

As duas últimas etapas do Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontecem neste fim de semana no Barródromo de Aracruz no norte do Estado....
...
Anúncio
close-link
Anúncio
close-link